Curtas
Brasil terá onda de calor nos próximos dias e temperaturas podem chegar a 45°C
Brasil terá onda de calor nos próximos dias e temperaturas podem chegar a 45°C
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para uma onda de calor excepcional nos próximas dias em grande parte do Brasil. As temperaturas devem variar entre 40 a 45°C e quebrar o recorde para o mês de setembro. A situação pode causar perigo a saúde, alerta a previsão.
O mesmo alerta também foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) válido desta segunda-feira, 18, até sexta-feira, 22.
🔴 ATENÇÃO – ALERTA | Brasil terá onda de calor excepcional com máximas até entre 40°C e 45°C. Todas as regiões do país serão atingidas e com marcas históricas. Calor será tão extremo que será perigoso e oferecerá risco à saúde e à vida.
‼️ Leia alerta ▶️ https://t.co/eTkRLSHwYM pic.twitter.com/trMAj8dGdQ
— MetSul Meteorologia (@metsul) September 17, 2023
No início desta semana, o Centro-Oeste e o Sudeste já devem registrar bastante calor devido a uma massa de ar quente, mas as temperaturas devem aumentar na segunda metade da semana. A MetSul afirma que os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Piauí e Maranhão podem registrar registrar 40°C ou mais.
As marcas de 43°C a 45°C devem ser registradas também no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, em regiões do Pantanal e próximas do Paraguai. Os picos de calor estão previstos para acontecer entre o final desta semana e o início da próxima.
As temperaturas previstas podem superar o recorde histórico no Brasil. Em novembro de 2020, a cidade de Nova Maringá, no Mato Grosso, registrou em 44,8°C, maior temperatura já registrada no país.
De acordo com o mapa da MetSul, o Rio Grande do Sul é o único estado fora da onda de calor. A previsão é de tempestade e acúmulo de chuva com risco para inundação na segunda e terça-feira até o momento.
Como se proteger?
As altas temperaturas oferecem risco para a saúde. De acordo com o alerta, não existem estatísticas que contabilizam mortes relacionadas ao calor extremo e poucos estudos são feitos sobre o assunto. Para se proteger,
- beba bastante líquidos, principalmente água;
- use roupas folgadas e leves;
- proteja-se contra queimadas solares com protetor solar, chapéu e óculos de sol;
- não fique em carro estacionado no sol;
- fique atento a medicamentos que possam afetar a capacidade do corpo de se manter hidratado ou dissipar calor;
- evite esforço físico nas horas mais quentes;
Foto: MetSul.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.