?>

Curtas

Brasil registra terceiro caso de gripe aviária

Brasil registra terceiro caso de gripe aviária

Geral por RED
28/05/2023 12:18 • Atualizado em 28/05/2023 12:19
Brasil registra terceiro caso de gripe aviária

Caso foi confirmado na Ilha do Governador, no estado do Rio de Janeiro

Foi registrado no país o terceiro caso de ave silvestre migratória contaminada com influenza aviária (H5N1), a chamada gripe aviária. O governo do Rio de Janeiro informou na noite deste sábado, 27, que o trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus) foi encontrado na Ilha do Governador, zona norte do estado.

O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-SP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fez a análise do material da ave que foi recolhida, por profissional especializado, na última terça-feira, 23. O  Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) das secretarias de Estado de Saúde (SES-RJ) e municipal de Saúde do Rio de Janeiro também atuam no caso, monitorando as três pessoas que estiveram presentes no recolhimento do animal. “Até o momento, nenhuma delas apresenta sintoma gripal e, por isso, não foram colhidas amostras para exames”, apontou o comunicado.

Os outros dois casos de gripe aviária no país foram identificados neste mês no estado do Rio, e trata-se de duas aves silvestres da mesma espécie, encontradas em São João da Barra, no Norte Fluminense, e em Cabo Frio, na região dos Lagos. Com isso, as ações de monitoramento e prevenção para evitar a disseminação do vírus no estado, segundo autoridades estaduais, foram intensificadas.

Na segunda-feira passada, 22, o Ministério da Agricultura decretou emergência zoosanitária em todo o território nacional, a fim de evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e comercial, além de preservar a fauna silvestre e a saúde humana.

Atenção

A Secretaria de Estado de Agricultura chamou atenção para a necessidade de a população evitar contato direto com aves caídas, mortas ou não, domésticas, silvestres/exóticas e migratórias, além de mamíferos aquáticos de qualquer espécie, além de comunicar imediatamente ao Núcleo de Defesa Agropecuária da região ou à Coordenação de Vigilância Ambiental do seu município qualquer suspeita de animal contaminado. Aos avivultores, foi sugerido que intensifiquem as medidas de biosseguridade das granjas.


Foto: Cláudio Dias Timm/Wikimedia

Toque novamente para sair.