?>

Curtas

Brasil registra primeiros casos de gripe aviária

Brasil registra primeiros casos de gripe aviária

Geral por RED
16/05/2023 09:11 • Atualizado em 16/05/2023 11:30
Brasil registra primeiros casos de gripe aviária

Ministério da Agricultura e pecuária garante que atuais registros não alteram condição brasileira de país livre da doença

Dois casos de da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), também conhecida como gripe aviária, foram registrados no Brasil pelo Ministério da Agricultura e pecuária (Mapa). A doença foi identificada no Espírito Santo em pássaros da espécie trinta-reis-de-bando, cientificamente chamados de Thalasseus acuflavidus.

O Mapa informou que o Serviço Veterinário Oficial (SVO) iniciou as investigações no dia 10 de maio, após receber uma notificação do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica. Uma das aves foi resgatada em Marataízes e outra em Jardim Camburi, em Vitória, ambas localizadas no litoral capixaba. Amostras enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP) confirmaram infeções com o subtipo H5N1.

Mas segundo o Ministério, apesar dos registros, o país se mantém na condição de nação livre da IAAP e o comércio internacional de produtos avícolas não deve ser afetado. Além disso, afirma que o avanço do cenário epidemiológico será determinante para a implementação de medidas sanitárias e que deve intensificar ações de comunicação sobre a doença, principalmente para garantir que novos casos sejam notificados imediatamente.

A influenza aviária é altamente contagiosa, afetando principalmente aves silvestres e domésticas. Atualmente, o mundo passa por uma grande pandemia da doença, e a maioria dos casos está relacionada ao contato entre aves silvestres migratórias, aves de produção e aves silvestres locais.

Pessoas podem ser infectadas pelo contato direto com animais contaminados, vivos ou mortos, mas o consumo de carne e ovos não transmite o vírus.


Imagem em Pixabay

Toque novamente para sair.