Curtas
Brasil possui 1,3 milhões de quilombolas, mostra levantamento inédito do Censo 2022
Brasil possui 1,3 milhões de quilombolas, mostra levantamento inédito do Censo 2022
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, 27, o levamento inédito pelo Censo em 2022. O Brasil possui 1,3 milhões de pessoas identificadas como quilombolas em todas as regiões do país. Foi a primeira vez que a pesquisa perguntou sobre o quilombolas.
Os quilombolas são os povos descendentes e remanescentes de quilombos, comunidades foram por escravos fugidos durante o período colonial e imperial no Brasil. Os dados mostram que os quilombolas representam 0,65% da população brasileira.
O Nordeste concentra os indivíduos, com quase 70%. Os estados da Bahia e do Maranhão possuem, juntos, 50% dos quilombolas de todo o país.
Os estados de Roraima e Acre são os únicos que não contam com a presença de moradores quilombolas. Entre os municípios, 1.696 cidades têm quilombolas. Eles são a maioria dos moradores em 110 cidades.
“Com essa divulgação, o IBGE atende a uma demanda histórica da sociedade brasileira, dos órgãos governamentais e dos movimentos sociais. Conhecer o número de pessoas quilombolas e como elas se distribuem pelo país, no nível de municípios, vai orientar políticas públicas de habitação, ocupação, trabalho, geração de renda, e regularização fundiária”, afirmou Marta Antunes, responsável pelo Projeto de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, em nota divulgada pelo órgão.
No RS
No Rio Grande do Sul, são 17,496 quilombolas. O estado ocupa o 13º lugar em números sobre a presença desta parcela da população. Os municípios de Porto Alegre, Formigueiro e Canguçu são os que mais possuem quilombolas.
O Censo também mapeou se o quilombolas estão em territórios oficialmente delimitados (em processo de reconhecimento) ou em territórios titulados (processo já finalizado). As informações são de GZH sobre a situação no Rio Grande do Sul.
Quilombolas em territórios oficialmente delimitados
- dentro: 2.608
- fora: 14.888
Quilombolas em territórios titulados
- dentro: 284
- fora: 17.212
Foto: Alex Rodrigues/Agência Brasil.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.