?>

Curtas

Bolsonaro diz à PF que não pediu inserção de dados falsos sobre vacinação

Bolsonaro diz à PF que não pediu inserção de dados falsos sobre vacinação

Politica por RED
16/05/2023 21:26
Bolsonaro diz à PF que não pediu inserção de dados falsos sobre vacinação

Ex-presidente prestou depoimento no inquérito que apura fraude sobre sua carteira de vacinação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse em depoimento à Polícia Federal (PF) na tarde desta terça-feira, 16, que não determinou e nem sabia sobre a inserção de dados falsos na sua carteira de vacinação e na da sua filha, Laura. Com isso, ele ainda afirma que só teve conhecimento dos fatos no dia da operação de busca e apreensão na sua residência em Brasília, no último dia 3.

Bolsonaro foi ouvido em função do inquérito que investiga um esquema de adulteração de cartões de vacinação que teria beneficiado o próprio ex-presidente, a filha dele, além do ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, e familiares dele. O depoimento foi tomado na sede da PF em Brasília no início da tarde.

O ex-secretário de Comunicação da Presidência (Secom) Fábio Wajngarten acompanhou o ex-presidente junto com os advogados Daniel Tessler e Paulo Cunha Bueno. Wajngarten postou no Twitter que Bolsonaro respondeu a todas as perguntas e reiterou que jamais se vacinou, além de afirmar desconhecer “qualquer iniciativa para eventual falsificação, inserção, adulteração no seu cartão de vacinação bem como de sua filha”.

Chefe do executivo no país à época da pandemia, Bolsonaro sempre disse não ter se vacinado e criticava com informações falsas a vacina contra a Covid-19. Ainda sobre o assunto, o ex-presidente disse que comprou 500 milhões de doses de vacina, mas que não tornou a imunização obrigatória, segundo outra publicação de Wajngarten.

Também nas redes sociais, o ex-secretário postou que, quando indagado sobre os áudios do ex-major do Exército Ailton Barros, relativos a um eventual golpe de estado, com o então ajudante de ordens do presidente, tenente-coronel Mauro Cid, Bolsonaro afirmou que “não orientou, que não participou de qualquer ato de insurreição ou subversão contra o Estado de Direito”.

Esta é a terceira vez que o ex-presidente presta depoimento à PF neste ano. A primeira foi em 5 de abril, a respeito do caso das joias recebidas de autoridades da Arábia Saudita, e a segunda em 26 de abril, sobre os ataques golpistas de 8 de janeiro.


Imagem: reprodução Globo News

Toque novamente para sair.