?>

Curtas

Bolsonaro depõe na Polícia Federal sobre atos golpistas nesta quarta-feira

Bolsonaro depõe na Polícia Federal sobre atos golpistas nesta quarta-feira

Politica por RED
26/04/2023 11:09
Bolsonaro depõe na Polícia Federal sobre atos golpistas nesta quarta-feira

Depoimento foi determinado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes

Pouco antes das 9h desta quarta-feira, 26, o ex-presidente Jair Bolsonaro chegou à sede da Polícia Federal, em Brasília, para prestar depoimento sobre os atos golpistas ocorridos no dia 8 de janeiro.

O depoimento foi solicitado pelo Supremo Tribunal Federal a pedido da Procuradoria-Geral da República. O ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no Supremo, confirmou a convocação após a confirmação do retorno de Bolsonaro ao país, no último dia 30.

O pedido de depoimento foi motivado, principalmente, por postagem feita por Bolsonaro na madrugada entre os dias 10 e 11 de janeiro. Nela, o ex-presidente compartilhou vídeo com críticas ao sistema eleitoral brasileiro. A postagem, que apresentava notícias falsas, já desmentidas, foi retirada do ar poucas horas depois da publicação.

Esta é a segunda vez que Bolsonaro comparece a PF para prestar esclarecimentos após deixar a presidência. O primeiro depoimento aconteceu no último dia 5, quando foi questionado sobre o caso das joias sauditas.

Centenas de pessoas acusadas de financiamento ou envolvimento direto nos atos foram presas e documentos mostraram falhas na segurança e leniência de militares. Apesar da confirmação da criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre os atos antidemocráticos, as investigações no âmbito da Justiça prosseguem. O Supremo já confirmou, por exemplo, que 100 bolsonaristas acusados de envolvimento se tornarão réus.


Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Toque novamente para sair.