?>

Curtas

Bolsonaristas invadem e depredam o Congresso Nacional

Bolsonaristas invadem e depredam o Congresso Nacional

Geral por RED
08/01/2023 16:30 • Atualizado em 08/01/2023 19:05

Nas imagens que circulam nas redes sociais não é possível visualizar nenhuma ação da polícia contra os criminosos.

Manifestantes golpistas apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), que não aceitam o resultado das eleições presidenciais, invadiram a área do Congresso Nacional e depredaram as sedes dos três Poderes, em Brasília, na tarde deste domingo (8).

Os bolsonaristas estão espalhados pela área, alguns quebraram as vidraças da chapelaria do Congresso e invadiram a Câmara dos Deputados. Outros extremistas já estão no Salão Verde e nos anexos do prédio.

Também houve invasão e depredação no Palácio do Planalto, sede do Executivo, de onde despacha o presidente eleito Lula (PT), que não está na capital federal e cumpre agenda oficial em Araraquara, no interior de São Paulo.

O Supremo Tribunal Federal (STF) também foi alvo dos invasores e foi depredado, alguns golpistas armados chegaram a atirar contra a segurança do prédio.

Nas imagens que circulam nas redes sociais, no início da invasão não é possível visualizar nenhuma ação da polícia contra os criminosos. Agora, o Exército já toma a área e o governo do Distrito Federal (DF) mobilizou a cavalaria da Polícia Militar (PM) para tentar conter a invasão.

Força Nacional

Em meio as ameaças sobre os atos de teor golpista na capital federal, o ministro de Justiça, Flávio Dino, já autorizou o uso das Força Nacional.

Segundo relatórios dos serviços de inteligência do governo, ao menos 100 ônibus com cerca de 3,9 mil bolsonaristas e militantes da extrema-direita chegaram a Brasília neste sábado (8) para as manifestações antidemocráticas.

Dino está em Brasília e monitora os atos golpistas. Ele mantém contato com governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

Os presidentes da Câmara e do Senado, deputado Arthur Lira (PP) e senador Rodrigo Pacheco (PSD), além da presidente do STF, ministra Rosa Weber, também acompanham o caso.


Matéria publicada originalmente em GGN.

Toque novamente para sair.