Curtas
Base do Ibama é alvo de atentado em Roraima
Base do Ibama é alvo de atentado em Roraima
Garimpeiros armados furaram o bloqueio de fiscalização da Terra Indígena Yanomami e atiraram contra agentes na base federal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) localizada na aldeia Palimiú, em Roraima, na madrugada desta quinta-feira, 23.
Agentes do Ibama haviam parado uma embarcações dos garimpeiros no rio Uraricoera quando os disparos começaram. Um dos garimpeiros foi ferido e está preso pela Polícia Federal (PF). Outros seis suspeitos de integrarem o grupo foram presos na tarde de ontem.
Segundo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho o crime foi planejado. “Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serão presos. Acabar com o garimpo ilegal é uma determinação do presidente Lula”, completou.
A segurança é feita pela Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal e Ibama. O instituto solicitou reforços a PF no local.
A base foi instalada no dia 7 de fevereiro com o objetivo de impedir que barcos com suprimentos e equipamentos para os garimpeiros cheguem ao território Yanomami. No dia 20, cabos de aço foram instalados na região.
Foto: Ibama
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Atualização às 14h32 para adição de novas informações.
Toque novamente para sair.