Curtas
Autor de projeto do ‘Dia do Patriota’ pode ser investigado na CPMI dos Atos Golpistas
Autor de projeto do ‘Dia do Patriota’ pode ser investigado na CPMI dos Atos Golpistas
Ex-vereador Alexandre Bobadra (PL), autor do projeto em Porto Alegre que instituiu o ‘Dia do Patriota’, será investigado por suposto envolvimento nos atos golpistas do 8 de janeiro
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional responsável por investigar os eventos ocorridos em 8 de janeiro, poderá expandir suas averiguações para analisar a possível conexão do ex-vereador Alexandre Bobadra (PL), autor da lei que estabelece o “Dia do Patriota” em 8 de janeiro. A deputada estadual Laura Sito (PT) encaminhou um ofício à relatora Eliziane Gama (PSD-MA) e ao presidente Arthur Maia (União-BA), no qual solicita que a comissão avalie a participação de Bobadra nos eventos em questão.
Segundo informações do jornal O Globo, Bobadra teria desempenhado um papel ativo na organização das manifestações nos quartéis de Porto Alegre. A deputada Laura Sito afirmou que, considerando sua autoria da proposta do “Dia do Patriota”, foram reunidos diversos documentos que levantam a possibilidade de ele ter também financiado os eventos ocorridos em 8 de janeiro.
O ofício, protocolado na última sexta-feira (25), aguarda resposta da CPI do 8 de janeiro. A parlamentar destaca no documento que a criação de uma efeméride em uma capital nacional demanda uma investigação aprofundada das implicações legais, políticas e sociais da lei em questão, bem como do vínculo do autor com os incidentes ocorridos em Brasília.
No ofício, Laura Sito destaca: “”A lei foi proposta em 15 de março, mais de dois meses depois dos atos golpistas, quando estes já estavam sendo investigados e os criminosos indiciados, sendo assim uma explícita apologia ao golpe e à violência contra a democracia. Cabe também o destaque que o propositor desta lei, o ex-vereador Alexandre Bobadra, é um notório apoiador do acampamento golpista em Porto Alegre, bem como utilizou suas redes para promover a mobilização para a ida a Brasília no dia 8 de janeiro, além de distribuir material com conteúdo falso e difamatório”, diz trecho.
Vale ressaltar que o projeto que institui o “Dia do Patriota” foi promulgado em 7 de agosto pela Câmara de Porto Alegre, gerando controvérsias e repúdio por parte de parlamentares e ministros, que têm solicitado a revogação da lei. Alexandre Bobadra, o autor da lei, enfrenta antecedentes legais, tendo sido cassado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico e dos meios de comunicação.
Publicado originalmente aqui.
Foto: Gabriel Ribeiro / CMPA / CP
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.