?>

Curtas

ÁUDIOS CONFIRMAM: aliados de Bolsonaro tramavam golpe de estado

ÁUDIOS CONFIRMAM: aliados de Bolsonaro tramavam golpe de estado

Geral por RED
04/05/2023 21:37 • Atualizado em 04/05/2023 21:38
ÁUDIOS CONFIRMAM: aliados de Bolsonaro tramavam golpe de estado

O militar da reserva e ex-candidato a deputado estadual, Ailton Barros (PL-RJ), e o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Mauro Cid, tramavam um golpe de Estado no Brasil. É o que confirma conversas interceptadas pela Polícia Federal (PF) entre os dois, que estão presos preventivamente desde ontem pela Operação Venire, que investiga  suspeitas de fraude no cartão de vacinação de Bolsonaro e seus aliados.

CNN Brasil teve acesso ao conteúdo e divulgou a transcrição dos áudios nesta quinta-feira, 4.

A conversa ocorreu em 15 de dezembro do ano passado. Ailton disse que era preciso “pressionar” o então comandante do Exército, general Freire Gomes, para que ele “faça o que tem que fazer”. Além disso, fala em o uso da força, “fora das quatro linhas” da Constituição, jargão utilizado por Bolsonaro. E sugere ainda a prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Trechos dos áudios

“É o seguinte, entre hoje e amanhã, sexta-feira, tem que continuar pressionando o Freire Gomes para que ele faça o que tem que fazer”, diz Ailton. “Até amanhã à tarde, ele aderindo… bem, ele faça um pronunciamento, então, se posicionando dessa maneira, para defesa do povo brasileiro. E, se ele não aderir, quem tem que fazer esse pronunciamento é o Bolsonaro, para levantar a moral da tropa. Que você viu, né? Eu não preciso falar. Está abalada em todo o Brasil”, acrescenta.

O militar queria ainda que “todos os decretos da ordem de operações” para o plano golpista estivessem prontos no dia seguinte. “O outro lado tem a caneta, nós temos a caneta e a força. Braço forte, mão amiga. Qual é o problema, entendeu? Quem está jogando fora das quatro linhas? Somos nós? Não somos nós. Então nós vamos ficar dentro das quatro linhas a tal ponto ou linha? Mas agora nós estamos o quê? Fadados a nem mais lançar. Vamos dar de passagem perdida?”, indaga.


Foto de Ailton e Bolsonaro – reprodução

Toque novamente para sair.