Curtas
Atenção: novo ciclone extratropical deve atingir o Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira (12)
Atenção: novo ciclone extratropical deve atingir o Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira (12)
Um novo ciclone extratropical deve atingir o estado do Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira, 12. Será o terceiro em menos de um mês. A Defesa Civil alerta para as chuvas intensas, riscos de inundação e enxurradas.
São esperadas pancadas de chuva já nesta tarde de terça-feira, 11. Há risco de temporal, descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo nas regiões Noroeste, Norte e Nordeste do estado.
O ciclone deve se formar amanhã, 12, e se deslocar ao litoral. São esperados volumes de 60 a 100 mm/dia na metade Norte do estado. Queda de granizo e rajadas de vento entre 70 e 90 km/h também estão previstos.
No litoral, a Marinha emitiu um alerta de ressaca do Chuí até Laguna (SC) com ondas podendo atingir 4,5 metros.
“Na quinta-feira (13), com a formação de um ciclone extratropical, há risco de temporais com chuvas fortes sobre o Norte, Nordeste, Centro, Sul e Leste do Rio Grande do Sul. As rajadas de vento variam entre 80 e 110 km/h, mantendo o mar agitado e com ressaca marítima. As chuvas constantes, favorecerão acumulados em torno dos 45 e 60 mm/dia”, informou a Defesa Civil.
Os altos milímetros de chuva podem causar inundações e enxurradas nas bacias Caí, Sinos, Taquari, Ijuí, Várzea, Apuaê-Inhandava, Gravataí, Tramandaí e Mampituba entre quinta e sexta-feira.
O tempo estável deve voltar a predominar no estado na sexta-feira, 14. A Região Metropolitana e Leste seguem com previsão de chuva.
O que fazer
A Defesa Civil recomenda que aqueles que moram em áreas de risco devem deixar suas casas de forma antecipada e buscar lugares mais seguros, como casas de familiares e amigos. As prefeituras também podem acolher as famílias.
Além disso, é importante ficar longe de árvores, janelas e eletrodomésticos. Animas de estimação também devem ser levados para lugares seguros.
Se estiver fora de casa, a recomendação é buscar lugares cobertos. Quem estiver dirigindo, deve desligar e abandonar o veículo se perceber que está sendo levado pela chuva.
Qualquer emergência: Ligue 193 ou 190.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.