Notícia
Assessores de Bolsonaro são autorizados a acompanhá-lo em viagem a Miami
Assessores de Bolsonaro são autorizados a acompanhá-lo em viagem a Miami
O Governo Federal publicou nesta sexta-feira, 30, no Diário Oficial da União, uma autorização para os assessores que irão acompanhar Jair Bolsonaro em viagem a Miami, nos Estados Unidos.
O texto prevê que a viagem dure do dia 1° de janeiro até o dia 30 de janeiro. Entretanto, o Palácio da Planalto não confirmou ao G1 sobre a viagem internacional de Bolsonaro. De acordo com jornal O Globo, o avião deve sair às 13h45 para Orlando.
Sair do país antes do dia 1º
Conforme publicado no blog da jornalista Natuza Nery, também no g1, o presidente Bolsonaro foi aconselhado por seus advogados a sair do país antes do dia 1° de janeiro.
O conselho foi dado porque quando Bolsonaro deixar o cargo, perderá o foro privilegiado. Assim, qualquer juiz de 1ª instância poderia decretar sua prisão, como afirma o blog.
Entretanto, as investigações contra Bolsonaro são de responsabilidade do STF e levaria tempo para serem enviados a primeira instância. Ele apenas poderá ser preso na primeira instância se surgir um fato novo a partir do dia 1° de janeiro.
Avião da FAB
O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) entrou com uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) contra a viagem de Bolsonaro a Miami. De acordo com o deputado, o presidente vai usar um avião da Força Área Brasileira (FAB) para não passar a faixa para o presidente eleito Lula no dia primeiro de janeiro.
Segundo a representação, são necessárias medidas preventivas para evitar dano ao patrimônio público material e moral e que a viagem é realizada com dinheiro público para satisfazer vontade pessoal, configurando desvio de finalidade.
Matéria atualizada às 12h50
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Comunicação e Mídia
Toque novamente para sair.