?>

Sem Tags

As Cozinhas Comunitárias Estão de Volta e Precisam de Sua Ajuda

As Cozinhas Comunitárias Estão de Volta e Precisam de Sua Ajuda

Geral por RED
07/12/2022 19:00 • Atualizado em 08/12/2022 15:11
As Cozinhas Comunitárias Estão de Volta e Precisam de Sua Ajuda

Passaram as eleições, a Copa do Mundo está aí, mexendo com as emoções dos brasileiros, e o grupo Cozinhas Comunitárias, da Rede Multiplicidade, iniciado durante a pandemia, reuniu-se na quarta-feira , 30 de novembro, no gabinete da vereadora Laura Sito (PT), idealizadora do trabalho, e eleita deputada, no dia 2 outubro. Avaliaram os resultados obtidos em 2022 e planejaram o ano que logo começa. O foco é ajudar a diminuir – com a participação das comunidades – a fome sofrida por moradores de Porto Alegre.

As Cozinhas começaram distribuindo cestas básicas para família carentes, no pico da pandemia. Depois passaram a produzir alimentos, distribuídos em marmitas para famílias em risco de insegurança alimentar e nutricional nas comunidades. As cozinhas também são pontos de referência para quem deseja encaminhar demandas urgentes, como falta de médicos, de água, de saneamento e outras. O grupo listou os principais problemas enfrentados este ano para distribuir maior número de marmitas aos necessitados:

  •  falta de doações para a compra de alimentos, que são entregues nas Cozinhas Comunitárias,
  • falta de veículo que facilite a compra e distribuição dos produtos alimentícios, que devem chegar em toda a rede,
  • falta de fogões industriais e freezers para todas as Cozinhas Comunitárias, o que tornaria possível a produção de mais marmitas,
  • falta de mais voluntários que ajudem a distribuir as marmitas no mesmo dia da compra dos gêneros alimentícios.

Natal Solidário

Entre 17 e 24 de dezembro, as Cozinhas doarão, como sempre fazem no Natal, panetones para as recicladoras da Unidade de Reciclagem da Lomba do Pinheiro e se dedicarão a conquistar novos doadores para, assim, obter mais recursos, destinados à compra de víveres, que serão transformados em deliciosos pratos, distribuídos em marmitas.

Planos para 2023

O grupo deseja ampliar suas ações dentro das comunidades porto-alegrenses no próximo ano. Além da distribuição das marmitas, os voluntários se propõe dar vida a novos programas, em parceria com a AFASO – Associação Famílias em Solidariedade e a AVESOL – Ideia Economia Popular Solidária:

  • oferecer aulas de boxe e capoeira para sete turmas, de 20 crianças e adolescentes na faixa dos nove aos 15 anos,
  • levar, para as escolas das comunidades, oficinas de educação cultural, antirracista e de economia solidária,
  • organizar 30 multiplicadores para atuar nas comunidades na formação de mulheres, por meios de educação popular em direitos humanos e igualdade de gênero.

VOCÊ TOPA AJUDAR A REALIZAR TODOS ESTES SONHOS, QUE VÃO ALÉM DA SIMPLES ENTREGA DE ALIMENTOS?

Se sim, ponha a mão no bolso e deposite qualquer quantia numa das contas de Maister F. da Silva, um dos coordenadores das Cozinhas Comunitárias e responsável pela compra semanal de gêneros alimentícios. Quando fizer o depósito especifique que é uma contribuição às Cozinhas Comunitárias. Todos os envolvidos agradecem o seu apoio.

BB
Ag 0192-9
Cc 30.656-8

Banrisul
Ag 0839
Cc 3516435709

PIX
CPF 018.622.610-16


Para receber para os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link: https://wa.me/5551999158556 e mande um alô

Toque novamente para sair.