Curtas
Após pressão, Porto Alegre terá passe livre no dia da eleição
Após pressão, Porto Alegre terá passe livre no dia da eleição
Notícia de que não haveria passe livre nas eleições deste ano tomou o noticiário na última quarta-feira (28) e gerou diversas manifestações, inclusive ação da Defensoria Pública.
Na tarde desta quinta-feira (29) foi anunciado que Porto Alegre terá passe livre no domingo (2) de eleição.
O impasse veio à tona ontem, ainda que a revogação do direito ao passe livre no dia das eleições tenha sido aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Sebastião Melo em dezembro de 2021. Mas quando a notícia ganhou mídia, começaram as manifestações populares, gerando uma petição on-line chamada Pelo livre acesso à democracia – passe livre no dia das eleições é direito fundamental e uma Ação Civil Pública da Defensoria Pública do Estado.
Após a pressão, um dia depois, o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Idenir Cecchim, o prefeito Sebastião Melo, e o procurador-geral Marcelo Dornelles, concederam entrevista coletiva para anunciar a solução para o impasse envolvendo a gratuidade do transporte público municipal. O passe livre será das 7h até as 19h. Para usufruir da gratuidade, basta anunciar ao motorista/cobrador que está indo votar e precisa da gratuidade. Além de toda a população que já possui gratuidade, os estudantes também estarão com seus cartões liberados.
Foto divulgação da Prefeitura de Porto Alegre.
Toque novamente para sair.