Curtas
Apagão: ministro Rui Costa atribui a erro técnico
Apagão: ministro Rui Costa atribui a erro técnico
Em programa da EBC na manhã desta quarta-feira, 16, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, falou sobre o apagão ocorrido ontem em várias regiões do país. Segundo ele, tratou-se de um “erro técnico”, e não um excesso de demanda e ausência de oferta a razão do problema no abastecimento de energia elétrica.
“Foi erro técnico, falha técnica, precisa identificar o que foi que aconteceu. Espero que o mais rápido possível consigamos dizer à sociedade”, afirmou Costa.
O apagão
Na manhã de terça-feira, 15, um apagão afetou todas as unidades da federação, com exceção de Roraima.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foi identificada uma ocorrência às 8h31, que levou a uma “separação elétrica” no sistema interligado. Na prática, as regiões Norte e Nordeste do país foram desconectadas do Sul e Sudeste. Com o incidente, o órgão realizou uma “ação controlada” — ou seja, proposital — para evitar que o problema na rede se espalhasse.
A ação deixou diversas cidades com quedas de energia e sem abastecimento por minutos ou horas, afetando as linhas de trens, semáforos, estações de abastecimento de água, etc.
Toque novamente para sair.