Curtas
Apagão foi causado por falha em equipamento de usina, afirma diretor-geral do ONS
Apagão foi causado por falha em equipamento de usina, afirma diretor-geral do ONS
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, afirmou que o apagão nacional no dia 15 agosto foi causado por um atraso no tempo de resposta de um equipamento de uma usina de energia. A explicação foi dada em audiência na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 29.
O equipamento é um regulador de tensão que mantém a constância do fornecimento. De acordo com o diretor-geral, o tempo de resposta é de cerca de 15 a 20 milissegundos, mas no dia foi de 50 a 100 milissegundos. A falha gerou outros eventos que levaram a desconexão do sistema integrado.
“Não é que foi falha de informação [prestada pela empresa]. É que o [equipamento] testado, quando em funcionamento, não apresentou o desempenho exigido”, afirmou.
No dia 15 de agosto, o ONS desconectou o Nordeste e o Norte do Sudeste e Sul para evitar a falha se propagasse pela rede. Os 26 estados e o Distrito Federal que compõem o Sistema Interligado Nacional tiveram instabilidade e queda de energia. A situação foi normalizada no mesmo dia. Roraima não sofreu por não fazer parte do sistema.
Com informações do g1.
Foto: Gilmar Félix/Câmara dos Deputados.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.