?>

Opinião

Apagamentos

Apagamentos

Artigo por RED
14/11/2022 11:19 • Atualizado em 15/11/2022 12:37
Apagamentos

De ADELI SELL*

O tema é tão sério que surgiu uma série aqui chamada Desapaga POA.

Volto ao tema porque estou lendo o livro Jurema Finamor – A jornalista silenciada, de Christa Berger. Forçoso falar e falar muito mais sobre “Apagamentos”.

Fica evidente na obra de Christa que esta mulher corajosa, esta jornalista e escritora ousada e diferenciada sofreu preconceito machista e intelectual. O livro começa a resgatar uma história e uma pessoa/personagem ímpar, mas ainda falta mais para reinserir Jurema Finamor na História de onde a tiraram e apagaram, reeditando seus escritos.

Não está sozinha. A lista é interminável.

Às vezes o processo de apagamento é disfarçado. Assis Brasil é nome de rua e do nosso Parque de Exposições, mas a historiografia oficial, notadamente castilhista, o colocou no rol dos maragatos que não podem ser lembrados. Muito foi feito para apagar sua fantástica contribuição à democracia, à agricultura no país e à diplomacia. Sem seus estudos, movimentos e ações pela Agricultura estaríamos em atraso bem maior que o Estado vive.

Os negros sabemos que sofreram apagamentos de Norte a Sul do país.

No Rio Grande do Sul isso foi levado ao absurdo esquecendo seu papel na construção da capital e nas charqueadas. Nega-se que Porto Alegre é mais negra que açoriana. Felizmente neste ano, na Feira do Livro, tivemos o lançamento do livro “Floresta Aurora, 150 anos fazendo história”, pela Libretos. Falta agora resgatar o Satélite Prontidão também.

Em Porto Alegre se apagaram espaços de presença do movimento operário que hoje começa a ser resgatado.

Porto Alegre faz 250 anos e nada sobre Luciana de Abreu. Na Arquitetura nenhum grito sobre a destruição da Igreja dos Negros da Comunidade do Rosário e da Capela do Menino Deus.

Tem mais.

Este debate vai continuar.

Vai haver contestações.

Aguardo de tudo um pouco.

Aqui, como tudo vira uma briga: podem vir quente que estou fervendo.


*Escritor, professor e bacharel em Direito.

Imagem – divulgação.

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Toque novamente para sair.