?>

Curtas

André Tavares e Floriano Azevedo são indicados ao TSE

André Tavares e Floriano Azevedo são indicados ao TSE

Geral por RED
25/05/2023 07:54 • Atualizado em 25/05/2023 07:55
André Tavares e Floriano Azevedo são indicados ao TSE

O advogado Floriano de Azevedo Marques e o ministro substituto André Ramos Tavares foram os escolhidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as vagas em aberto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre de Moraes durante sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), que, mais cedo, aprovou uma lista com quatro nomes para serem indicados por Lula. São as primeiras indicações do presidente para o TSE no terceiro mandato.

O ato que nomeia os juristas oficialmente será publicado na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira, 25. Eles irão ocupar as vagas antes ocupadas por Sérgio Banhos e Carlos Horbach, que finalizaram seus mandatos na semana passada.

O advogado Floriano de Azevedo Marques é professor e ligado a Alexandre de Moraes. André Ramos Tavares já atua como ministro substituto no TSE.

As advogadas Edilene Lobo, ligada ao PT de Minas Gerais, e Daniela Borges foram preteridas das nomeações.

De acordo com a Constituição, cabe ao presidente da República nomear os advogados que compõem o tribunal. O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados com notório saber jurídico.


Foto do Prédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Toque novamente para sair.