Curtas
Acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza é estendido por mais dois dias
Acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza é estendido por mais dois dias
Israel e Hamas entraram em acordo para estender a trégua nos combates na Faixa de Gaza por dois dias, anunciou nesta segunda-feira (27) o Catar, país responsável pela mediação das negociações entre as partes do conflito ao lado do Egito.
O novo acordo prevê que mais reféns em poder do grupo Hamas serão libertados em troca de prisioneiros palestinos mantidos por Israel, funcionando da seguinte forma: para cada 10 reféns adicionais libertados pelo Hamas, Israel passaria mais um dia sem atacar Gaza.
A extensão da pausa nos combates também permite que mais ajuda humanitária possa entrar na Faixa de Gaza e cidadãos de outros países consigam deixar a região do conflito para serem repatriados.
Mas o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, já avisou sobre suas intenções de retomar a guerra: “Os dispositivos preveem a libertação de mais 10 reféns a cada dia e é uma bênção. Mas também disse ao presidente (Joe Biden) que depois do acordo, voltaremos ao nosso objetivo: eliminar o Hamas”. Nesta segunda, ele deve solicitar um “orçamento de guerra” de 30 bilhões de shekels (R$ 39 bilhões).
Toque novamente para sair.