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Opinião

A nossa arma é o voto

A nossa arma é o voto

Artigo por RED
29/10/2022 17:40 • Atualizado em 31/10/2022 08:56
A nossa arma é o voto

De PAULO PERES*

Na campanha presidencial de 2018, o candidato que viria a ser eleito, e que agora pleiteia o segundo mandato, deixou bem claro que, na sua concepção ardilosamente distorcida de democracia, as armas de fogo são as suas armas na política. Não foi por menos que as urnas se transformaram num dos principais alvos da sua artilharia verborrágica repleta de mentiras e sandices. O voto, que, mais do que a arma legítima, sempre foi a própria alma da democracia representativa, converteu-se em objeto de desconfiança, de desprezo e até de repulsa dos seguidores zumbificados dessa liderança morta e mofada por dentro.

Alguns desses espectros autômatos pregam abertamente um dantesco “linchamento” às urnas. Há poucos dias, com berros espumosos e beirando o caricato, um desses tipos usou sua rede (anti)social para conclamar os seus parceiros de psicopatia a “matar” as urnas a pauladas – nunca é demais recordar que, como observou Eric Fromm, assim como existe folie à deux, existe folie à millions. No primeiro turno, aliás, um desses celerados de fato despejou toda a sua cólera ressentida numa pobre urna indefesa, sentando-lhe o porrete. Sequer os cientistas políticos escaparam ilesos do ódio visceral do recente mandante de tal crime.

Sintomaticamente, na democracia das armas de fogo do atual (des)presidente, tem que haver guerra civil. Pelo menos uns 30 mil têm que morrer à bala (a causa-mortis de centenas de milhares foi a cumplicidade com o vírus). A petralhada, a esquerda, as minorias, todos têm que ser metralhados. As instituições representativas (eleições, partidos, parlamento) e as instituições liberais (direitos humanos, supremas cortes) devem ser postas abaixo. Mais do que “mudar isso daí”, é preciso destruir tudo isso daí.

Curiosa, sem dúvida, e nefasta, com certeza, essa lógica inverte por completo o que “Deus acima de tudo” teria realizado na gênese de todas as coisas (1: 1–4). Ao invés de promover a ordem a partir do caos, a democracia das armas prega a imposição do caos à ordem – trazer à tona o medo, estimular o conflito, dividir as famílias, os amigos, os colegas de trabalho, os vizinhos do prédio, os moradores do bairro, as regiões do país, tocar fogo nas paixões irracionais, avivar os preconceitos, embrutecer, dessensibilizar, atribular, desacreditar, demolir, são o leitmotiv do “grande líder” da democracia das armas.

Para erguer esse abominável estado distópico desde os escombros da civilização, os seus olhos gélidos e embotados miram a (des)educação das crianças. Nada de mimimi. Livros críticos? Nananinanão. Antes dos cinco anos de idade, as crianças já devem ser treinadas a fazer “arminha com a mão” – polegar em riste e indicador mirando o peito do inimigo. Claro, desde cedo as crianças devem aprender que há um inimigo, abjeto, inumano, indigno, e que não apenas merece como DEVE ser abatido na primeira oportunidade. A julgar pelo que o candidato das armas já declarou sobre os seus próprios filhos, com cinco anos completos, as crianças já podem dar início aos treinos de tiro com armas reais. Óbvio, antes de aprender a ler e a escrever – às favas com o comunista doutrinador Paulo Freire –, os infantes devem ser submetidos à pedagogia da pistola, que é o alicerce dos futuros opressores. Sim, afinal, só há dois tipos de pessoas no mundo: as opressoras e as oprimidas. Que tipo queremos que nossos filhos sejam?

Isto sim que é infantaria! Forjados nas armas e impregnados de pólvora para o resto das suas vidas, esses garotos – claro, os garotos, que vestem azul, nunca as garotas, que vestem rosa – tementes a Deus e fiéis guardiões dos valores tradicionais da família estarão espartanamente preparados para não fraquejar na hora H do dia D. Às meninas, cabem a procriação e a consequente criação dos infantes da república das armas. Que sagrada missão! Praise be!

Núcleo econômico, moral e político da democracia das armas, a família tradicional, com efeito, é o pilar de uma “guerra santa” contra aqueles que pensam diferente, pois pensar diferente, por princípio, é ameaçar a ordem mistificadora. Pensar diferente sobre o que pode ser uma família? Coisa do demônio. Pensar diferente sobre as relações de gênero? Coisa de quem está possuído pelo diabo. Pensar diferente sobre o direito de as mulheres decidirem sobre a gravidez? Vade-retro satanás!

A democracia das armas, então, é a democracia da “guerra santa” em defesa de duas grandes igrejas extremistas: as moralistas reacionárias e o mercadismo de rapinagem. Cada qual crê piamente numa respectiva entidade invisível; ambas, em determinadas conjunturas, misturam o seu misticismo para se unir em empreendimentos do tipo “a cruz e a espada”. Na democracia das armas, essa união promove a “guerra santa” da liberdade do indivíduo ser explorado no espaço público das relações de mercado desreguladas, por um lado, e, por outro, da sua opressão no espaço privado pelos valores morais de igrejas e famílias. Dessa sagrada união nasceu uma Quimera: o liberalismo conservador. Animal asqueroso e improvável, aparenta ser liberal na economia e conservador nos costumes. Na prática, não é nem uma coisa e nem outra.

A gênese apocalíptica dessa Quimera deu suporte à “guerra santa” da democracia das armas – não basta a psicopatia, tem que haver esquizofrenia coletiva! Esse monstro, como não poderia deixar ser, dissemina monstruosidades: a “guerra santa”, mesmo que seja santa (!!??), todavia, é guerra. Sendo guerra, é destruição. Revela-se, então, a natureza do regime: a democracia das armas é a democracia da destruição. Aliás, esta era a meta indisfarçadamente declarada pelo próprio candidato à reeleição logo no início do seu mandato: não vim pra construir, mas para destruir! Ou seja, não se tratava nem do ungido por Deus e tampouco de um Moisés a conduzir o seu povo sofrido à terra prometida. Tratava-se, talvez, de um Tânatos ou, quem sabe, de um Mefistófeles.

Seguir na “construção” da “destruição” com a democracia das armas ou retomar o caminho interrompido da transição democrática para reerguer a democracia com alma? Esta é a escolha deste domingo. Reatar as duas pontas do país para refazer o tecido social e o convívio civilizado não é somente uma escolha, é o único caminho desejável para que a família, qualquer que seja o seu formato, para que o convívio coletivo e a prosperidade nacional possam ser objetivos tangíveis. Por o que tivemos de enfrentar desde 2018, a eleição de domingo não é somente um dever cívico, é um dever civilizatório. Devemos isso a nós mesmos! Devemos isso aos nossos irmãos latinoamericanos! Devemos isso às nossas irmãs do sul global! Devemos isso aos humanitários de todo o mundo! Para superar esse grande trauma social que nos foi impingido pelos “engenheiros do caos”, haveremos de usar a única arma que podemos usar: o voto.


*Cientista Político – UFRGS.

Imagem em Agência Pública.

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

 

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