?>

Entrevista

A morte de Edson Luiz e a resistência à ditadura militar

A morte de Edson Luiz e a resistência à ditadura militar

Geral por RED
30/03/2023 13:40 • Atualizado em 30/03/2023 16:13
A morte de Edson Luiz e a resistência à ditadura militar

O programa TUTAMÉIA TV entrevistou nesta terça-feira, 28, Geraldo Jorge Sardinha, autor de “Calabouço – Rebelião dos Estudantes Contra a Ditadura Civil-Militar em 1968” e integrante da Liga Latino-americana de Irredentos. A morte de Edson Luiz e a resistência a ditadura militar foi o tema do programa.

“Estávamos em assembleia quando aparece a Polícia Militar para fechar o Calabouço. Tentam invadir. Nós resistimos com cadeiras, bandejas. Eles recuam, mas em seguida têm ordem de vir para fechar. Entram jogando bomba de gás e atirando. Um tiro pegou o coração do Edson. Quando eles veem um estudante tinha caído, recuam. Mas recebem contraordem para resgatar o corpo. Aí eles não conseguem. Eu carrego o corpo do Edson e saímos em passeata até a Assembleia Legislativa. Passamos em frente ao Consulado Americano e jogamos pedras. Quando chegamos à Cinelândia, já estava lotado. Daí ocupamos a Assembleia”. Relato do militante Geraldo Jorge Sardinha ao TUTAMÉIA ao relembrar o assassinato do estudante Edson Luiz Lima Souto em 28 de março de 1968, no Rio de Janeiro.

Exatos 55 anos depois, ele dá detalhes sobre a mobilização estudantil contra a ditadura militar, fala das ações violentas da repressão e dos desdobramentos do movimento. Acompanhe a entrevista completa, em que Sardinha também fala de outros momentos da resistência à ditadura, da prisão e das torturas, de sua participação nos Tupamaros e da luta pela democracia hoje.


Foto: Acervo da Biblioteca Nacional

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.