?>

Campanha

A emergência climática nas eleições municipais de 2024

A emergência climática nas eleições municipais de 2024

Artigo por RED
21/09/2023 05:25 • Atualizado em 28/11/2023 19:55
A emergência climática nas eleições municipais de 2024

De ALEXANDRE CRUZ*

À medida que nos aproximamos das eleições municipais de 2024, um tema crítico emerge em meio aos desafios que as nossas cidades enfrentam: o meio ambiente. No Rio Grande do Sul, que tem sido afetado por ciclones, chuvas intensas e enchentes, as mudanças climáticas se tornam uma questão de resiliência para nossas comunidades locais. O candidato a prefeito deve realizar a conexão entre a questão ambiental e outros aspectos da vida urbana, como a criação de empregos, qualidade de vida, redução da desigualdade social e investimentos.

Os eventos climáticos extremos estão se tornando cada vez mais frequentes e intensos em muitas partes do mundo e nos municípios gaúchos vivenciamos vidas que se foram, empresas destruídas, cidades devastadas como Roca Sales e Muçum. Em Porto Alegre, na Avenida Ipiranga, a pista da ciclovia a sua estrutura foi abaixo e com um enorme risco de chegar ao asfalto. Na zona sul da capital gaúcha, a água do Rio Guaíba tomou conta das ruas como ocorreu na Avenida Tramandaí. Moradores de baixa renda, que moram próximo da ribeirinha, perderam o pouco que tinham. Além de causarem destruição física, esses desastres têm impacto direto nas vidas das pessoas, afetando suas casas e seus meios de subsistência. Portanto, a gestão e a proteção do meio ambiente não podem ser negligenciadas nas eleições para prefeitura.

A transição para uma economia verde apresenta a oportunidade de criar empregos significativos em setores como energia renovável, agricultura sustentável, reciclagem e transporte público eficiente e a redução da poluição do ar podem tornar nossas cidades mais habitáveis e saudáveis. Os candidatos que adotarem uma postura ambientalista não apenas fortalecem a qualidade de vida de seus eleitores, mas também constroem cidades mais atraentes para investimentos e turismo. Portanto, a eleição municipal deve ser a janela para que os candidatos abordem a questão ambiental tão necessária nos tempos atuais. 


*Jornalista.

Imagem em Pixabay.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaositered@gmail.com. Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia.

Toque novamente para sair.