?>

Curtas

70 anos da Petrobras: é preciso resgatar a autoestima e fazer um balanço das perspectivas

70 anos da Petrobras: é preciso resgatar a autoestima e fazer um balanço das perspectivas

Espaço Plural por RED
25/08/2023 15:10 • Atualizado em 25/08/2023 14:46
70 anos da Petrobras: é preciso resgatar a autoestima e fazer um balanço das perspectivas

A Petróleo Brasileiro S.A, conhecida como Petrobras, está próxima de comemorar seus 70 anos de existência. A empresa foi fundada no dia 03 de outubro de 1953 pelo então presidente Getúlio Vargas e é responsável pela exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados.

O geólogo aposentado da Petrobrás e ex-diretor de Exploração e Produção, Guilherme Estrella, destaca que a empresa foi além da exploração de petróleo de produção de energia. “Não foi no desenvolvimento industrial, de ciência e tecnologia, desenvolvimento de material. Foi também no desenvolvimento político em relação a formação de uma autoestima brasileira, importantíssima em um país como o nosso”, comenta.

“E a Petrobras desde a sua fundação teve comum como meta principal o monopólio estatal do petróleo, teve como visão e principal missão dotar o país, suprir o país de combustíveis fósseis. E também expandir essa missão para as áreas petroquímicas, para a distribuição do gás natural e da geração de energia. Então, temos muito o que comemorar, apesar dos problemas que nós enfrentamos hoje”, explica o geólogo.

O doutor em História Social e professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lincoln Penna, também ressalta a dimensão política do que a Petrobras no país e relembra o momento da criação da empresa.

“A campanha ‘O petróleo é nosso’ foi a maior mobilização cívica patriótica do povo brasileiro. Eu costumo dizer que essa campanha detectou o monopólio do petróleo e o Congresso homologou através da Lei 2.004 de 03 de outubro de 1953. É uma lei, mas ela é endossada por uma manifestação que ao longo de vários anos, de 1947 até a criação da Petrobras em 1953, galvanizou, mobilizou civis, militares, profissionais liberais, sindicatos ao ponto de ter transcorrido nas principais capitais do Brasil”, afirma.

“É importante que a gente resgate essa tradição de luta e de autoestima como sublinhou o Estrella. Portanto, é uma conquista do povo brasileiro. Nós não podíamos deixar passar essa efeméride. Na verdade, é mais do que uma efeméride, é uma necessidade repensar, fazer um balanço e apresentar as perspectivas para que a gente mantenha essa conquista”, aponta.

Assista ao programa completo:

O programa Espaço Plural vai ao ar no YouTube e no Facebook de segunda à sexta-feira, a partir das 14h, com a apresentação do jornalista Solon Saldanha.


Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.