?>

Curtas

67,5% dos eleitores tem medo de sofrer agressões por razão política

67,5% dos eleitores tem medo de sofrer agressões por razão política

Politica por RED
15/09/2022 17:38
67,5% dos eleitores tem medo de sofrer agressões por razão política

Levantamento “Violência e Democracia: panorama brasileiro pré-eleições de 2022″ aponta que pessoas tem preferido discrição quando o assunto é política. 

Na esteira dos casos de violência política, a maioria dos eleitores tem evitado falar sobre seus posicionamentos políticos, aponta o levantamento “Violência e Democracia: panorama brasileiro pré-eleições de 2022”.

De acordo com a pesquisa, 67,5% das pessoas ouvidas, ou 7 em cada 10 pessoas, têm medo de ser agredidas fisicamente em razão dos seus posicionamentos políticos. Do total, 3,2% ainda relatam ter sofrido ameaças por motivos políticos no último mês.

O estudo também mostra que 66,4% dos entrevistados não acreditam que armar a população aumentará a segurança e 83,4% consideram que há racismo no Brasil.

Além disso, 88,1% dos entrevistados rejeitam ideias golpistas e 62,8% concordam que “é importante para a democracia que os tribunais sejam capazes de impedir o governo de agir além de sua autoridade”.

O levantamento foi realizado pelo Instituto Datafolha, a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps). Entre os dias 3 e 13 de agosto, foram ouvidas 2.100 pessoas, a partir de 16 anos, em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

 

Em GGN

Foto em Agência Pública.

Notícia publicada originalmente aqui .

Toque novamente para sair.