?>

Destaque

6 x 1 Quem Paga?

6 x 1 Quem Paga?

Opinião por RED
19/11/2024 19:00 • Atualizado em 19/11/2024 16:18
6 x 1 Quem Paga?

Por ÂNGELO CAVALCANTE*

O jornalista reacionário pergunta: “quem paga?”; o insultoso deputado de extrema direita também pergunta: “quem vai pagar?”; o empresário obeso e arrogante indaga: “mas quem vai custear isso?” e; até o ministro do trabalho se manifesta em previsível “quem paga?”.

Caros senhores… Ahhhh, se vocês soubessem!

Pois eu, sem titubeio, lhes digo “quem paga”; quem paga por mais um dia de descanso será o mesmo ou serão os mesmos que pagam por todos os dias de trabalho, de muito trabalho, por todos os dias de produção; isso é pago com a energia do corpo, com o aprimoramento do juízo, dos sentidos e das forças individuais dos trabalhadores.

Já ouviram falar dos TRABALHADORES ?

Quem paga?

Os trabalhadores, é claro, pagarão; como, por séculos e milênios, pagam os privilégios de quem, de forma cínica e acintosa, pergunta “quem paga?”; quem custeará serão os mesmos que pagam pela mais brutal e concentrada economia do mundo; são os que pagam por favelas e pelos condomínios de alto padrão; são os que mantêm ricaços em férias paradisíacas e contraditoriamente, bancam um oceano de pobres e miseráveis em vidas infames e vis.

São os que mantêm empresas, indústrias, comércios e todas as formas produtivas; são os que garantem comércios miúdos, manufaturas e grandes pools empresariais.

Quem paga?

Os que perpetuamente pagaram exigem, sobretudo, nesse intenso tempo tecnológico, a alteração do escravismo escancarado de seis dias de trabalho por um único dia de descanso.

Porque os trabalhadores querem o estudo, o lazer, o acesso à cultura, uma forma nova de encontro ou reencontro com as próprias famílias e, por óbvio, consigo mesmo.

Pelo imediato fim do 6 x 1.

 

*Ângelo Cavalcante É economista, professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Itumbiara

Foto da capa: Créditos: Divulgação VAT – Movimento pelo fim da escala 6×1

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com. Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia.

Toque novamente para sair.