?>

Curtas

51º Festival de Cinema de Gramado: evento bate recorde de inscrições e privilegia ineditismo das produções, afirma curador

51º Festival de Cinema de Gramado: evento bate recorde de inscrições e privilegia ineditismo das produções, afirma curador

Espaço Plural por RED
14/07/2023 15:10 • Atualizado em 11/08/2023 09:24
51º Festival de Cinema de Gramado: evento bate recorde de inscrições e privilegia ineditismo das produções, afirma curador

O 51° Festival de Cinema de Gramado acontece no próximo mês, entre 11 e 19 de agosto, na Serra Gaúcha. O já tradicional evento que celebra a sétima arte reunirá filmes produzidos em todo o país. Para conversar sobre o assunto, o Espaço Plural desta sexta-feira, 14, recebeu Marcos Santuário, jornalista e curador do festival há 12 anos.

A edição deste ano recebeu mais de mil filmes inscritos, batendo um novo recorde. As produções se dividem nas mais diversas categorias. Santuário junto com Caio Blat e Soledad Villamil analisam os longas-metragens brasileiros, latinos e documentais.

Caroline Zatt e Leonardo Bomfim são responsáveis pela curadoria dos longas-metragens gaúchos. Os outros filmes são assistidos e selecionados por comissões de 3 a 5 pessoas que trabalham na área do cinema/audiovisual, pesquisadores e críticos.

“Hoje a ideia de curadoria já está muito difundida. A palavra curadoria já muito mais usada pra vários universos. No nosso caso, a ideia de curadoria de um festival de cinema não é só pensar e selecionar filmes. É pensar a concepção total daquele evento. Então, a curadoria pensa qual é o olhar daquele ano, daquela edição. O que que vai envolver o processo daquele evento desde o início até o final, quais são as ideias principais, qual é o perfil gerador do universo da arte”.

O jornalista ressalta que o trabalho de curadoria sempre se renova e dura o ano inteiro. Além de ir a outras festivais nacionais e internacionais, a curadoria costuma receber os primeiros cortes – as primeiras edições dos filmes – antes das inscrições. Assim, os curadores já ficam sabendo do que se trata. “Alguns dos filmes que nós recebemos nesta edição do festival para fazer a seleção, eu os já tinha visto antes da inscrição porque eles já fizeram esse contato. Isso não garante a eles de forma nenhuma que eles vão ser selecionados em detrimento de outros que se inscreveram. Isso realmente acontece, tem gente que se inscreve na última hora e que nos surpreende”, afirmou.

Para Marcos Santuário, o papel do festival é abrir caminho para novos realizadores. “Para isso a gente um critério importante: o ineditismo. Há 12 anos, todos os filmes longas-metragens brasileiros que se inscrevem no Festival de Gramado, eles só são selecionados se eles são inéditos no Brasil até o momento da exibição [..] Se ele for exibido em qualquer outro festival ou de forma comercial, aí ele não entra de jeito nenhum”.

Assista ao programa completo:

O programa Espaço Plural vai ao ar no YouTube e no Facebook de segunda à sexta-feira, a partir das 14h, com a apresentação do jornalista Solon Saldanha.


Foto: Diego Vara/Câmara Municipal de Gramado.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.