Curtas
Dois atentados em menos de dois dias no ES refletem a cultura do ódio
Dois atentados em menos de dois dias no ES refletem a cultura do ódio
Uma granada plantada perto do Shopping Vila Velha e da Universidade Vila Velha no Espírito Santo foi detonada pelo Batalhão de Missões Especiais na tarde de domingo, 27. O raio-x da granada mostrou que era composta de esferas e pólvora, tendo alto risco de matar.
Dois homens suspeitos foram abordados pela polícia. Um foi detido e o outro fugiu.
Segundo atentado em dois dias
Na sexta-feira, 25, um atirador de 16 anos abriu fogo em duas escolas na cidade de Aracruz. Quatro professoras e uma aluna foram mortas. Outras treze pessoas ficaram feridas. Ele usou as armas do pai que é policial militar.
O atirador foi preso na tarde do mesmo dia. De acordo com a Polícia Civil, ele vai responder a ato infracional análogo a três homicídios e a 10 tentativas de homicídio qualificadas até o momento. A Polícia Militar vai abrir inquérito administrativo para apurar a conduta do pai do atirador quanto ao acesso e o uso das armas no atentado.
Indignação
Autoridades e pessoas públicas se manifestaram em repúdio ao atentado e em solidariedade às famílias, à comunidade escolar e a cidade de Aracruz.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, classificou o ocorrido como uma tragédia absurda. O jogador da seleção brasileira Richarlison, que é capixaba, lamentou o ataque em suas redes sociais. A atriz Elisa Lucinda, também natural do Espírito Santo, escreveu em suas redes sociais que é uma tragédia que afeta todos nós.
A professora de Filosofia Márcia Tiburi refletiu sobre a cultura do ódio, dizendo “Um garoto de 16 anos só pode se tornar um assassino em meio a uma cultura de ódio. A cultura na qual o ódio é um valor. […] A apologia da morte que fez história no fascismo europeu segue no Brasil onde pululam células e grupos fascistas e nazifascistas. Jovens estão sendo aliciados por agentes do ódio que encontram solo fértil para avançar com seu projeto de matança em massa.”.
Toque novamente para sair.