A Rede Estação Democracia (RED) é um veículo de comunicação do Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito, entidade sem fins lucrativos, plural e suprapartidária. O Comitê atua desde 2016 em defesa da democracia e do desenvolvimento do país com soberania nacional, inclusão social e respeito à diversidade e à natureza.
A RED é um veículo de comunicação independente e plural, que segue os ideais do Comitê. É uma Rede sem fins lucrativos, composta por este site, a Rádio e TV Web. Atua em parceria com rádios comunitárias e canais de TV fechada e web ligados a sindicatos e movimentos sociais e outras plataformas, canais e páginas de internet e de redes sociais.

AUTORIZAMOS A REPRODUÇÃO DOS TEXTOS AQUI PUBLICADOS E DOS PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA REDE ESTAÇÃO DEMOCRACIA, DESDE QUE NÃO SEJAM EDITADOS, QUE A FONTE SEJA CITADA E O LINK DESTE SITE DIVULGADO.

Conheça nossa equipe

Âncora
Adalmir Marchetti, Márcia Barbosa, Naia Oliveira, Solon Saldanha, Teresinha Guerra
Produção
Andrea Sommer, Graça Vasques
Técnico(a)
Bábiton Leão
Coordenação executiva e financeira
Benedito Tadeu César
Voz da RED nas vinhetas
Deborah Finocchiaro
Jornalista
Gisele Agliardi
Designer gráfico
Marcelo Ferreira
Equipe de coordenação
Márcia Fernanda Peçanha Martins, Maria da Graça Pinto Bulhões, Marlise Fernandes, Paulo Timm, Sergio Endler
Coordenação editorial
Nubia Silveira
Adalmir Marchetti
Andrea Sommer
Bábiton Leão
Benedito Tadeu César
Deborah Finocchiaro
Gisele Agliardi
Graça Vasques
Marcelo Ferreira
Márcia Fernanda Peçanha Martins
Márcia Barbosa
Maria da Graça Pinto Bulhões
Marlise Fernandes
Naia Oliveira
Nubia Silveira
Paulo Timm
Sergio Endler
Solon Saldanha
Teresinha Guerra

Carta de Princípios do Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito

No Manifesto em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito, expressamos nossa preocupação com o grave e iminente risco de ruptura institucional no Brasil, que coloca em xeque o funcionamento das instituições e o respeito à própria Constituição, e reafirmamos nossa defesa intransigente da democracia. Por considerarmos que:
a) este risco continua;
b) quando for superado, será preciso consolidar a democracia no país e encaminhar as importantes mudanças necessárias para o enfrentamento da crise econômica e a retomada do desenvolvimento com inclusão social e a defesa da soberania nacional;
c) o encaminhamento dessas mudanças só poderá ser realizado com o apoio de um amplo bloco de forças sociais e políticas com elas comprometidas; decidimos criar um comitê que se constitua em espaço propositivo e regular de informação, reflexão, debates e manifestações.

Esse comitê está organizado em torno dos seguintes princípios:
1) constituir-se em espaço de debates plural, suprapartidário, buscando a participação de pessoas com diferentes visões ideológicas e políticas, reunidas para defender a democracia e as grandes mudanças sociais acima indicadas no item b);

2) constituir-se como uma estrutura horizontal, voltada para a reunião e mobilização de pessoas interessadas no conhecimento mais aprofundado da conjuntura política e na defesa de grandes bandeiras sociais, sem o estabelecimento de estruturas burocráticas e a vinculação a organizações preexistentes;
3) contar, para a organização de painéis, debates e manifestações, com um grupo executivo, que se comunicará com os demais através de meios eletrônicos e organizará esses eventos a partir das indicações do coletivo. Nesse sentido, o comitê pretende realizar encontros mensais com atividade previamente organizada e divulgada.
Neste momento de crise não apenas institucional, mas também de formas tradicionais de organização, acreditamos que a participação do maior número possível de pessoas em atividades voltadas para a consolidação da democracia no país depende de nossa capacidade de nos unirmos por nossas semelhanças e sabermos discordar e debater nossas diferenças de forma respeitosa, em torno de práticas realmente participativas e democráticas que fortaleçam o debate público e o espírito de solidariedade. Reunidos na luta pela democracia, reafirmamos nossos princípios de tolerância, de direito à liberdade de expressão das diferenças e de acatamento às decisões de maioria.
Porto Alegre, 04 de Abril de 2016
Salão de Atos 2 da Reitoria da UFRGS

Sua contribuição é muito importante para a existência da imprensa independente e plural. Colabore com qualquer valor para a existência da RED - Rede Estação Democracia.

Você pode contribuir com qualquer valor pelo PIX ou pelo PagSeguro!

Carta de Princípios do Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito

Coordenação Geral
Conselho Fiscal
Conselho Consultivo
Nenhum banner Cadastrado