Pesquisadores vão fazer escavações arqueológicas no antigo DOI-Codi, em São Paulo

translate

arzh-CNenfrdeitjaptruesyi
São Paulo - Fachada do antigo Doi-Codi de São Paulo, onde foi assassinado o metalúrgico Manoel Fiel Filho, em 1976 (Rovena Rosa/Agência brasil)

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Universidade Federal de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) irão fazer escavações na antiga sede do Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), que foi o local de tortura e assassinatos durante a ditadura militar. Os trabalhos serão realizados entre 02 e 14 de agosto.

Os pesquisadores pretendem explorar vestígios de objetos, estruturas arquitetônicas e registros documentais para esclarecer o que aconteceu no local durante o período. O que for encontrado servirá para criar um espaço de memória e de informação sobre o passado, segundo o grupo.

“A investigação rigorosa, o diálogo contínuo com a sociedade e a aliança entre ciência e direitos humanos é um dos caminhos para o conhecimento do nosso passado, visando o fortalecimento da democracia e da construção de políticas públicas efetivas para a consolidação da cidadania”, informou os pesquisadores.

Além das escavações, haverá visitas guiadas, oficinas e mesas de debates com ex-presos, pesquisadores e defensores dos direitos humanos.


Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress