Putin irá participar da cúpula do BRICS por videoconferência, anuncia porta-voz

translate

arzh-CNenfrdeitjaptruesyi
Putin_(2022-03-10)_02

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, irá participar por videoconferência da Cúpula do BRICS, em agosto, segundo secretário de imprensa presidencial, Dmitry Peskov. O ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, irá comparecer presencialmente na sede da reunião, na África do Sul.

Segundo o gabinete do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, a decisão de não participar presencialmente foi tomada em comum acordo.

A saída de Putin da Rússia poderia resultar em sua prisão, de acordo com o mandado expedido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), em março. O tribunal acusa o presidente de ser responsável pela transferência ilegal de crianças ucranianas para o país russo.

Todos os países que ratificaram o Estatuto de Roma e que aceitaram a jurisdição do seu tribunal teriam que executar o mandado de prisão. A África do Sul é dos países signatários.

A Cúpula do BRICS, que reunirá lideres do Brasil, Índia, China e África do Sul, será realizada em Joanesburgo, de 22 a 24 de agosto.


Foto: Kremlin/Wikimedia Commons.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress