STF nega anular indenização de Deltan a Lula

translate

arzh-CNenfrdeitjaptruesyi
Brasília (DF) 17/05/2023 Ex-Deputado cassado, Deltan Dallagnol, durante pronunciamento no salão verde da Câmara. Foto Lula Marques/ Agência Brasil.

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou, nesta quarta-feira (24), a anulação da decisão que condenou o ex-procurador da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol a indenizar em R$ 75 mil o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no “caso do powerpoint”.

A rejeição ocorreu por motivos processuais e nem foi preciso apreciar o mérito do pedido. Para o STJ, o ex- procurador usou termos desabonadores e linguagem não técnica em relação ao então ex-presidente, o que desqualifica o trabalho do ex-procurador.

Relembre o caso

Em 2016, então chefe da força-tarefa da Lava Jato, Dallagnol fez uma apresentação de powerpoint para acusar Lula, que era investigado pela operação, de chefiar uma organização criminosa. Na época, a apresentação chegou a ser motivo de chacota pelo amadorismo e falta de argumentos fundamentados para a investigação. Em março de 2022, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou Deltan Dallagnol ao pagamento de R$ 75 mil em danos morais a Lula.

Os processos foram anulados posteriormente, após o STF considerar o ex-juiz Sérgio Moro parcial na condução da investigação.


Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress