Governo Lula considera inadequada a proposta de acordo ambiental apresentado pela Europa para o Mercosul

translate

arzh-CNenfrdeitjaptruesyi
52753296537_ee8c6ed325_c

A proposta de acordo apresentada pela União Europeia ao Brasil para fechar um acordo comercial com o Mercosul foi considerada inadequada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O acordo, que trata de questões ambientais, exige que o Brasil se compromete a parar e a reverter o cenário de desmatamento. A proposta também cobra medidas sociais e de direitos humanos. De acordo com a coluna do Jamil Chade no UOL, que trouxe as informações, a Europa coloca o compromisso com o meio ambiente como exigência para assinar um acordo comercial.

Para o governo Lula, a postura do bloco europeu desagrada. O atual governo já se comprometeu com o meio ambiente e com a reversão das atitudes da gestão anterior de Jair Bolsonaro. No entendimento da equipe de Lula, não há necessidades de fazer tais exigências.

Quebra de sigilo

Não são apenas as exigências que desagradaram. Estava combinado entre os dois lados a necessidade de se manter o sigilo das propostas, mas ambientalistas europeus tiveram acesso ao texto dias depois e ainda publicaram reclamações, classificando as exigências como insuficientes.

O Palácio do Planalto considera a atitude dos europeus como “complicada”. Além disso, reforça a postura dos europeus de não deixar entrar produtos agrícolas brasileiros.


Foto: Ricardo Stuckert/PR

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress