Protestos tomam a França e mais de 300 pessoas são presas

translate

arzh-CNenfrdeitjaptruesyi

Dois terços da população não concorda com reforma da previdência no país e mais de 50 mil cidadãos foram às ruas em protesto contra autoritarismo de Macron

Mais de 300 pessoas foram presas na França durante os protestos da última quinta-feira, 16, anunciaram as autoridades locais. A população foi às ruas em protesto a medida autoritária do governo, que decidiu adotar a impopular reforma da Previdência sem o aval do congresso.

Macron decidiu usar o polêmico artigo 49.3 da Constituição Francesa para adotar o aumento da idade de aposentadoria de 62 a 64 anos sem submeter a medida ao voto dos deputados, pelo medo de perder a votação. Greves e incêndios tomaram as ruas de Paris e outra 24 cidades do país, totalizando mais de 50 mil pessoas, segundo estimativas.

Em Paris, a polícia usou gás lacrimogêneo e jatos de água para dispersar os manifestantes reunidos na ‘Place de la Concorde’, próxima da Assembleia Nacional (câmara baixa), após a decisão do governo. Ao anoitecer, os policiais atacaram os manifestantes para “limpar” o local. Alguns grupos então se deslocaram pelas ruas próximas no bairro chique de Champs-Elysees e atearam fogo nas ruas.

Há relatos nas redes sociais de violência descabida por parte da forças de segurança.


 

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress