?>

Curtas

Governo decide quebrar sigilo de cartão de vacinação de Bolsonaro

Governo decide quebrar sigilo de cartão de vacinação de Bolsonaro

Politica por RED
17/02/2023 10:00 • Atualizado em 17/02/2023 10:04
Governo decide quebrar sigilo de cartão de vacinação de Bolsonaro

Ex-presidente fez campanha contra a vacina de Covid-19 durante a pandemia, mas impôs sigilo de 100 anos sobre a própria cobertura nacional.

O governo federal decidiu, no início desta semana, quebrar o sigilo do cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tarefa atribuída à Controladoria-Geral da União, segundo relatos concedidos à CNN.

Para expor a cobertura vacinal do ex-chefe do Executivo, o Ministério da Saúde precisa fornecer ao CGU o acesso aos dados.

Durante a pandemia, Bolsonaro adotou uma postura antivacina e, além de atrapalhar a aquisição dos imunizantes, ainda influenciou milhares de seguidores a fazerem o mesmo.

“Lá no contrato da Pfizer, está bem claro: nós (a Pfizer) não nos responsabilizamos por qualquer efeito colateral. Se você virar um jacaré, é problema seu”, afirmou o então presidente em dezembro de 2020, que recusou ainda ofertas para a compra de vacinas e poderia ter evitado parte das 698 mil mortes causadas pela doença.

Em contrapartida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai divulgar a carteira de vacinação, para mostrar que tomou todas as doses do imunizante e também servir de exemplo aos brasileiros.

Novas regras

O governo Lula discute ainda as novas regras para o uso do sigilo. A ideia é que, além de padronização do que pode ou não ser secreto, seja criado um portal em que o governo exibe quais são são as informações sigilosas e quando o sigilo expira, para que os interessados na informação possam solicitá-la posteriormente.

 

Postado originalmente em GGN.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Toque novamente para sair.