?>

Notícia

76% apoiam Lula na briga contra juros altos

76% apoiam Lula na briga contra juros altos

Politica por RED
16/02/2023 15:57 • Atualizado em 20/02/2023 10:08
76% apoiam Lula na briga contra juros altos

Pesquisa Genial Quaest também aponta que o comportamento de Lula na Presidência é aprovado por 65%

Bem diferente das críticas que vem recebendo de agentes do mercado através da mídia, a pesquisa Genial Quaest divulgada ontem, 15, mostra que a população está do lado do presidente: 76% dos brasileiros apoiam Lula na sua batalha pela queda de juros, discordando da política de taxas pornográficas imposta por Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central indicado por Bolsonaro.

Apenas 14% dos ouvidos discordam do presidente.

A sondagem também apontou que quase metade da população, 46%, avalia que Roberto Campos Neto “age por interesse político à frente do Banco Central”. Mesmo entre os eleitores de Jair Bolsonaro, 61% concordam com a posição de Lula de que é preciso baixar a taxa de juros. Entre os eleitores do petista, esse índice é de 87%.

Como afirmou em entrevista à CNN o deputado Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara Federal, “todos são críticos desses juros tão elevados… 76% da população pensa igual ao que a gente pensa. Acho que é correto o país fazer um movimento para ir reduzindo a taxa de juros”. O PT inclusive deve lançar uma campanha publicitária contra a política recessiva do Banco Central. Já os movimentos sociais planejam atos de protesto nos próximos dias.

Aprovação de Lula

A pesquisa também mostra que 65% da população aprova o comportamento de Lula na presidência da República (29% rejeitam) e que 60% da sociedade considera que sua gestão será melhor do que o do seu antecessor (27% ainda preferem o governo anterior).

Outros números

Os demais pontos abordados se mostraram positivos para o atual governo. O jornal O Globo, chegou a apontar que “os resultados indicam enfraquecimento das pautas bolsonaristas e maior apoio a ideias defendidas por Lula”.

Veja os resultados:

*92% defendem maior fiscalização na Amazônia;

*75% querem menos armas nas ruas;

*51% dos entrevistados acham que o ex-presidente  “fujão” incentivou os atos terroristas de 8 de janeiro em Brasília;

*94% desaprovam o vandalismo bolsonarista;

*72% avaliam que Lula ficou “mais forte” com a reação ao golpismo.


Foto: Ricardo Stuckert

Toque novamente para sair.