?>

Curtas

Agentes do GSI abandonam a segurança de evento com a presença de Lula e ministros do STF

Agentes do GSI abandonam a segurança de evento com a presença de Lula e ministros do STF

Politica por RED
16/12/2022 11:23
Agentes do GSI abandonam a segurança de evento com a presença de Lula e ministros do STF

Apesar da ação, integrantes da equipe do governo eleito afirmaram que não houve prejuízos à proteção de Lula.

Agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) protagonizaram na manhã da última quarta-feira (14) um novo episódio de constrangimento em relação ao governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na ocasião, os agentes – subordinados do general Augusto Heleno – que atuavam na segurança da posse do ministro Bruno Dantas na presidência do Tribunal de Contas da União (TCU) se retiraram do local antes do fim do evento.

O gabinete trabalhava na segurança na sede do TCU porque estava prevista a participação do vice-presidente e senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos). Mas, quando foram informados que o político havia cancelado sua presença os agentes se retiraram do local.

Os agentes estavam atuando na revista de convidados com pórticos de detecção de metal. Com a saída repentina, a segurança de Lula teve que substituir os detectores para dar continuidade à revista de convidados ao ato.

Apesar da ação, integrantes da equipe comandada pelo delegado Andrei Passos Rodrigues — indicado por Lula chefiar a Polícia Federal— afirmaram que não houve prejuízos à proteção do presidente eleito, segundo a Folha de S. Paulo.

Já o GSI confirmou que desmobilizou seus agentes após o cancelamento da ida de Mourão à sede do tribunal. “Tendo sido cancelada a participação da autoridade, a equipe do GSI foi desmobilizada, já que não lhe cabia realizar, conforme a legislação vigente, a segurança da solenidade nem de qualquer outra autoridade presente”, disse por meio de nota.


Matéria publicada originalmente em GGN.

Foto do General Augusto Heleno – José Cruz/Agência Brasil.

Toque novamente para sair.