Curtas
Justiça Eleitoral pode derrubar 12 deputados eleitos
Justiça Eleitoral pode derrubar 12 deputados eleitos
Legislação mostra que 30% de candidaturas deve ser voltada para as mulheres; inscrição de campanhas fictícias afeta chapa
O uso de candidaturas falsas de mulheres como forma de driblar a cláusula de gênero estabelecida nas eleições deste ano motivou processos que podem cassar o mandato de pelo menos 12 deputados eleitos.
Segundo a Legislação Eleitoral, 30% das candidaturas devem ser reservadas para mulheres, e a inscrição de campanhas fictícias torna a chapa inválida.
Pelo menos três desses processos envolvem o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, nos estados de Goiás (esfera estadual e federal), Ceará (federal) e Mato Grosso do Sul (estadual).
Caso semelhante veio à tona em 2019, envolvendo o PSL antes de sua fusão com o Democratas – dando origem ao União Brasil -, quando a imprensa destacou que o partido havia fraudado cotas de gênero em Pernambuco e em Minas Gerais.
Publicado originalmente por Jornal GGN
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Para receber para os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link: https://wa.me/5551999158556 e mande um alô
Toque novamente para sair.