Por ADELI SELL*
No futuro, haverá algum historiador que escreverá a História do PT gaúcho.
Hoje, estou certo que poucos poderiam escrever suas Memórias.
Memórias não necessitam seguir uma cronologia. Podemos escolher assuntos a tratar. É isto que fiz do primeiro a este terceiro volume que agora acabo de lançar. Já estou esboçando o próximo.
No volume I fiz um giro pelas minhas próprias andanças de fundação do PT em cada canto do Rio Grande do Sul. Contei casos que alguns até duvidam que se fazesse tais façanhas naquela época.
No volume II como neste III comecei a falar dos Núcleos de base, de militantes, do modo petista de governar e de legislar.
No volume III entrei no debate das Setoriais. Analisei mais detalhadamente os núcleos.
Pela situação desastrosa do PT nas eleições em alguns municípios fiz não só uma análise fria dos números, mas tracei o percurso dos diretórios do PT local. Estes resultados me obrigaram a refletir sobre a comunicação, sobre o que chamo de captura do partido pelos mandatos, como pude detectar problemas graves de idadismo, distribuição antidemocrática de recursos do Fundo Eleitoral.
Na parte do Modo petista de governar optei por entrevistar ex-prefeitos.
Dei ênfase em alguns relatos sobre o papel das mulheres e das cotas.
Iniciei uma Memória Fotográfica que vai ter continuidade no próximo volume.
Não temos um Plano determinado para quantos volumes vão ser necessários, até porque há tantas coisas a contar que esta preocupação nem me passa pela cabeça.
O livro está ao dispor para pedidos no fone 51 999335309 e no portal – www.poavista.com.br – pelo valor de 65,00, sem custos de envio por correio.
*Adeli Sell é professor, bacharel em Direito.
Foto de capa: Divulgação




