ASSISTA: STF retoma julgamento do núcleo 4 da tentativa de golpe

translate

Brasília (DF) 18/06/2024 – Ministro do STF, Alexandre de Moares (c) durante julgamento na primeira turma do STF contra os irmãos Brazão.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (21) o julgamento dos sete réus do chamado núcleo 4 da tentativa de golpe de Estado. O grupo, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), seria responsável por disseminar notícias falsas sobre as urnas eletrônicas e atacar autoridades, utilizando inclusive estruturas públicas para promover a desinformação.

A sessão começa com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, seguido por Cristiano Zanin, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino, presidente do colegiado. O julgamento iniciou-se na semana passada, quando a PGR pediu a condenação dos réus e as defesas alegaram inocência. A decisão será por maioria simples: três votos são suficientes para condenar ou absolver.

Entre os acusados estão militares da ativa e da reserva, além de um agente da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e o presidente do Instituto Voto Legal, entidade que elaborou relatórios falsos para contestar o resultado das eleições de 2022.

Segundo a PGR, o grupo atuava em uma estrutura paralela dentro da Abin, apelidada de “Abin paralela”, dedicada a monitorar ministros do STF, parlamentares e outras autoridades. O objetivo seria pressionar instituições democráticas e estimular a ruptura institucional em apoio ao então presidente Jair Bolsonaro.

ACOMPANHE:


Imagem destacada: Valter Campanato/Agência Brasil

Receba as novidades no seu email

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático