Gravações de “Aba Larga” em Porto Alegre encerram ciclo de filmagens do western gaúcho de Emiliano Ruschel

translate

Still - Foto Breno Fixman

Após mobilizar o interior do Rio Grande do Sul com filmagens em Santa Maria, Itaara e Silveira Martins, o longa-metragem “Aba Larga”, dirigido por Emiliano Ruschel, entrou em sua reta final com as gravações em Porto Alegre, que começaram no último dia 15 e encerram nesta sexta, 17 de outubro. 

As filmagens na capital acontecem em locações emblemáticas, como o Cemitério Municipal, a sede da Brigada Militar, uma ferrovia, um trem em movimento, um sítio na zona rural e um apartamento, encerrando um ciclo que atravessou o Estado e uniu campo, cidade e memória em torno da narrativa.

Ambientado nos anos 1960, o filme acompanha o ex-capitão Júlio Tedesco (Ruschel), convocado a retornar à ativa para investigar o assassinato de um oficial. A trama mistura perseguições a cavalo, batalhas noturnas e dilemas éticos, em um retrato cinematográfico das fronteiras entre honra e violência institucional.

O elenco reúne Werner Schünemann, Zé Victor Castiel, Roberto Birindelli, Angela Dipp, Juliana Silveira, Jairo Mattos e Eduardo Estrela, além de figurantes e técnicos que dão vida a uma produção de escala épica.

Com 25 diárias de filmagem, o projeto envolveu mais de 80 pessoas na produção, 240 figurantes, dezenas de cavalos e apoio direto da Brigada Militar, garantindo autenticidade em uniformes, armas e protocolos. Nesta semana, o instagram do filme ultrapassou 900 mil visualizações.

Para Ruschel, que também atua e produz o filme, “Cada gravação tem trazido a força da terra, dos seus silêncios e contradições. É uma experiência intensa e simbólica filmar nesses locais históricos, ao lado de pessoas que vivem e respiram esse território. A gente sente que está reconstruindo memórias e, ao mesmo tempo, criando um novo mito para o nosso cinema.”

A produção, contemplada pela Lei Paulo Gustavo 2024, conta também com grande apoio da Brigada Militar e revisita a história dos patrulheiros da Brigada conhecidos como Abas Largas, prometendo recolocar o western gaúcho no centro do cinema brasileiro.

Diretor em ascensão internacional

Ator, diretor e produtor, Emiliano Ruschel acumula prêmios e projeção internacional. Seu longa “Maverick: Manhunt Brazil”, coprodução Brasil–EUA, venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional no Los Angeles Brazilian Film Festival e está disponível na Amazon Prime em mais de 190 países.
Recentemente, dirigiu “Segredos” (2024) — estrelado por Emiliano Ruschel e Danni Suzuki — e “Quarta-feira de Cinzas” (2025), onde também atua ao lado de  Kéfera Buchmann, com Daniela Escobar, Juliano Laham e grande elenco. Emiliano lança em 2025 os documentários “Entre Linhas” e “Teixeirinha: o gaúcho coração de Passo Fundo” e, em 2026, será lançado nos cinemas de todo o país o filme “O Velho Fusca” com Cleo Pires, Danton Mello, Tonico Pereira e grande elenco. Além destes, estão previstos para dezembro de 2026 o lançamento dos filmes “Não Volte para Casa” e o próprio  “Aba Larga” .

Curiosidades: Reencontros marcados pela memória no interior

Durante as gravações no interior, o set foi palco de reencontros comoventes. Em Arroio Grande, o figurante Marcos Oliveira, de 76 anos — que atuou como Aba Larga na vida real —, descobriu que a colega Janine Bernhard é filha de um dos companheiros de farda de sua época. O reconhecimento foi confirmado pela arquivista da Brigada Militar Maria Cândido Skrebsky, responsável pelo resgate histórico do grupo.
“Esses momentos fazem o cinema ganhar outra dimensão. A história que estamos contando é viva e ainda pulsa na memória de quem fez parte dela”, comenta Emiliano Ruschel.

REDES SOCIAIS:

📸 Instagram: @abalargaofilme | @emilianoruschel  | Youtube: @EmilianoRuschel

FICHA TÉCNICA

Direção: Emiliano Ruschel
Produtores Executivos: Beto Rodrigues e Ane Siderman
Roteiro: Pedro Zimmermann e Emiliano Ruschel
Argumento: Paulo Leônidas de Barros e Emiliano Ruschel
Direção de Fotografia: Ricardo Rheingantz
Direção de Arte: Adriana Nascimento Borba
Figurino: Coca Serpa
Maquiagem: Nancy Marignac
Som Direto: Juan Quintáns
Direção de Produção: Taty Behar
Assistência Executiva: Aline Nizzola e Paola Mallmann
Elenco principal: Emiliano Ruschel (personagem Júlio Tedesco) , Werner Schunneman (Antunes Braga) , Roberto Birindelli (Tenente Monteiro), Angela Dippe (Dona Elvira), Juliana Silveira (Isabel), Zé Victor Castiel (comandante Montenegro), Eduardo Estrela (Otavio Lins) , Luis Franke (Lúcio) e Guilherme Comelli (Vírgilio) .

Locações: Santa Maria, Arroio Grande, Santa Flora, Boca do Monte, Itaara, Silveira Martins e Porto Alegre.
Produção: Ruschel Studios
Estreia: 2026


Fotos: Breno Fixman / Finish

Receba as novidades no seu email

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático