*Programa antes tarde do que nunca. Relatório independente da Organização das Nações Unidas conclui que “Israel cometeu genocídio na Faixa de Gaza”. Tendo por base as definições apresentadas na Convenção de Genocídio de 1948, o documento divulgado essa semana afirma (ou confirma, tardiamente, depois de milhares de crianças, idosos e adultos morrerem de fome ou sob bombardeios) que Israel cometeu atos classificados como genocidas e denuncia que declarações de autoridades civis e militares israelenses são “evidências claras de intenção genocida”.
*”É claro que existe uma intenção de destruir os palestinos em Gaza por meio de atos que atendem aos critérios estabelecidos na Convenção de Genocídio”, declara a presidente da Comissão Independente de Inquérito da ONU, Navi Pillay. Nós repetimos: declaração um pouco tardia, após 146 países inscritos na própria Organização das Nações Unidas, há dois anos acusarem o massacre.
*Apoio total aos ativistas que se encontram a bordo dos 50 barcos da Flotilha Global Sumud vindos de portos da Tunísia, Itália, Grécia e Líbia, carregados de alimentos para a população palestina que literalmente está morrendo de fome na Faixa de Gaza, na ação genocida do atual governo de Israel. (RT).
*E mais protestos defronte ao Hotel Hilton, de Veneza. Em Atenas, soldados israelenses que gozavam das suas férias foram expulsos por centenas de manifestantes. (RT)
*Sanções dos países árabes. No Bahrein e no Kuwait as lojas do Carrefour foram fechadas essa semana seguindo o exemplo de Omã e Jordânia onde o grande magazine precisou encerrar os negócios. (RT)
*O principal programa dessa semana é engrossar o coro que a voz do Brasil de ideologia de esquerda, de direita, de cima ou de baixo, vem bradando e repudiando, inconformada, contra a PEC da Imunidade. Ou da Blindagem, ou da Impunidade, que viola a Constituição. Sobre esse escândalo, escreve o jornalista Pepe Damasco: “A desfaçatez chega a ser chocante: querem se livrar do acerto de contas com a justiça protegidos pelo anonimato. Brasileiros e brasileiras respondem nos tribunais em caso da prática de crimes. O novo dispositivo constitucional cria uma casta acima do alcance da lei”.
*Outro programa para refletir. A mídia norte-americana informa que cerca de 60 mil imigrantes se encontram detidos no país. Um número alarmante, reflexo da situação crítica dos imigrantes sem documentos; e muitos, com papéis legalizados. Mas os animais são outras vítimas das deportações em massa do governo Trump: os abrigos recebem grande número de animais de estimação que foram deixados para trás pelos donos presos ou deportados. (RT)
*Lembrando Hermeto Pascoal, frequentador assíduo das jam sessions memoráveis no Beco das Garrafas, nos anos 60, onde era um dos grandes nomes da boemia musical carioca ao lado de Airto Moreira, Dolores Duran, Elis Regina, Baden Powell, João Donato e tantos outros ídolos da MPB.
*Da primeira dama Rosângela Lula da Silva, em entrevista recente: “(…) O objetivo é levar o país a sair do patamar de sempre, do ‘vir a ser’. Porque a gente quer ser”.
*O desempenho escolar e a socialização melhoram bastante sem celular na mão. É a constatação de pesquisa da Agência Brasil sobre a proibição do uso de celulares nas escolas. Da estudante Priscila Lopes da Silva, de 14 anos, a propósito do assunto: “Era um vício. Dava vontade de ficar mexendo o tempo todo.” E de Sophia Magalhães de Lima, da mesma idade: “Hoje não dá tanta vontade. A gente percebe que não precisa ficar mexendo no celular para poder se divertir”.
*Com estreia marcada para o dia 6 de novembro, em todos os cinemas do país, o filme O Agente Secreto, forte candidato ao Oscar 2026, ganha uma série de sessões especiais a partir desse mês. São sessões obrigatórias para que o filme se torne elegível e concorra a uma vaga na premiação. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas exige que os filmes sejam exibidos ao menos durante uma semana nos cinemas do país de origem. O representante brasileiro logo estará nas telonas do cinema da Fundaj, em Recife, no Cine Passeio, em Curitiba, e no Cine Glauber Rocha, em Salvador. Premiados!
*O Segredo Final, super best seller de Dan (Daniel) Brown, já vendeu mais de 6,5 milhões de exemplares no mundo, e agora é lançado no Brasil. O protagonista da trama, Robert Langdon, o professor de Simbologia, é mais uma vez o personagem no cinema interpretado por Tom Hanks naquele filme que todos conhecem, inspirado por outro best seller de Brown, O Código Da Vinci. (Ed. Arqueiro, selo da Sextante).
*Sobre o garoto de ouro Robert Redford, do auge do cinema de Hollywood, e mais que isso, militante incansável da causa dos direitos humanos, escreve a jornalista Gisele Agliardi: “Ao longo de mais de seis décadas de carreira, Redford uniu talento artístico, consciência política e ativismo social. De Hollywood ao cinema independente, de papéis inesquecíveis a projetos de incentivo cultural, ele deixa um legado duradouro que atravessa gerações”. Vai em paz, em companhia de Sundance Kid, de Butch Cassidy e do Grande Gatsby.
*Grande programa. Vem aí mais uma edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil, de 29 de outubro a 29 de novembro, com sessões em cerca de cem salas e também com filmes on line que podem ser assistidos no site do Festival. Lema da festa italiana desse ano: O Cinema que Conta, Os Mestres que Inspiram.
*Comemorando os mais de 50 anos — exatos 54 — da existência do grupo Greenpeace, desde que um grupo de ativistas se uniu para protestar contra testes nucleares, próximo da Ilha de Amchitka, no Alasca. Ninguém então poderia imaginar que aquela ação iria dar início à maior organização ambiental do mundo.
*Festival de presente para crianças, nas telas dos nossos cinemas, o Ghibli Fest, retrospectiva iniciada esta semana com filmes de animação do estúdio japonês Ghibli e os célebres personagens de A Viagem de Chihiro, O Serviço de Entregas da Kiki, Porco Rosso: o Último Herói Romântico.
*Nesse domingo, dia 21/9, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data que tem o objetivo de ressaltar a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Para esse dia, o Canal Brasil preparou uma programação especial dedicada à inclusão social e à valorização da diversidade e a partir das 16h15 serão exibidos bons filmes abordando desafios e realidade das pessoas dessa população, e promovendo o respeito por elas.
*Uma sugestão é seguir a Deputada Federal Samia Bomfim que em menos de 24h bateu cem mil assinantes na petição contra o projeto que, vergonhosamente, pretende perdoar os golpistas por seus crimes contra o Brasil. “Manifeste sua indignação e pressione o Congresso contra esse absurdo. Vamos ocupar as ruas e redes contra essa nova tentativa de golpe: Sem Anistia!” #SemAnistia #BolsonaroNaCadeia
*Léa Maria Aarão Reis é jornalista.
Ilustração de capa: Marcos Diniz




