Em resposta a Tarcísio, Gilmar Mendes nega existência de “ditadura da toga” e defende o STF como guardião da democracia

translate

Brasília (DF), 08/01/2025 - Foto feita em 12/12/2024 - O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, durante entrevista para a Agência Brasil.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), reforçou em suas redes sociais que não há “ditadura da toga” no Brasil e que não existem ministros agindo como tiranos. A declaração veio como resposta indireta aos ataques feitos pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante ato realizado na Avenida Paulista, no Dia da Independência, em que ele criticou a atuação do ministro Alexandre de Moraes, afirmando que “ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes”.

Ao discursar em manifestação junto a outros políticos da direita, o governador ainda falou que o julgamento de Bolsonaro e aliados está “viciado”, questionando também o acordo de colaboração premiada do tenente-coronel Mauro Cid.

Em seu post no X (antigo Twitter), Gilmar reiterou que “a verdadeira liberdade não nasce de ataques às instituições, mas do seu fortalecimento.” Segundo ele, o STF tem cumprido seu papel ao proteger o Estado de Direito e impedir retrocessos, garantindo as liberdades fundamentais.

Alerta contra autoritarismos recentes

Em sua manifestação, o ministro ressaltou os perigos contemporâneos à democracia brasileira, mencionando fatos recentes como os milhares de mortos na pandemia, o negacionismo vacinal, ataques ao sistema eleitoral, ameaças à separação de Poderes e manifestações em quartéis com pedidos de intervenção militar. Gilmar também citou a ação penal relacionada ao julgamento de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe, que inclui tentativas de assassinato contra autoridades da República.

Para concluir, destacou que “crimes contra o Estado Democrático de Direito são insuscetíveis de perdão” e que cabe às instituições puni-los rigorosamente, para que jamais se repitam. Ele enfatizou ainda que o país não aguenta mais “sucessivas tentativas de golpe” ao longo de sua história.

Veja o post completo:

Foto destacada: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Receba as novidades no seu email

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático