O tamanho do absurdo não cabe neste espaço

translate

nova-prata

Por EDELBERTO BEHS*

Decididamente, o Brasil não é para iniciantes. Acontece cada patacoada por este país afora que é inacreditável. Coisas, fatos, boatos, palhaçadas vindas de integrantes do Poder Legislativo difíceis de se acreditar!

Na cidade gaúcha de Nova Prata, a Câmara de Vereadores aprovou moção proposta pelo edil Douglas Minozzo (Republicanos), por seis votos, três abstenções e um contrário, de apoio ao governo dos Estados Unidos no caso das sanções comerciais impostas ao Brasil e a um ministro o Supremo Tribunal Federal.

Em Joinville, maior cidade de Santa Catarina, o vereador Mateus Batista (União) defendeu “controle” mais efetivo da vinda de imigrantes à cidade. Conhecido por suas posições vinculadas ao Movimento Brasil Livre (MBL), Batista quer evitar que o Estado se transforme num “favelão”, o que acontecerá, segundo ele, se o fluxo migratório do Norte e Nordeste não for “barrado”.

A crítica do vereador partiu do entendimento do pacto federativo. Em discurso, ele argumentou que os Estados do Sul são prejudicados pelo sistema, pois “pagam a conta duas vezes”. Uma vez, ao contribuírem para o orçamento nacional; outra, ao receberem migrantes de Estados mal geridos. A vinda dessa gente sobrecarregaria os serviços públicos.

Mas a cereja do bolo fica com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). Ele encaminhou ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, solicitando autorização para exercer o mandato diretamente dos Estados Unidos, para onde partiu, por vontade própria, em fevereiro para articular o tarifaço contra o Brasil. O parlamentar sugeriu sua participação remota, como acontecia nas sessões virtuais adotado pela Câmara durante a pandemia da covid-29.

Qualquer comentário não consegue abarcar o absurdo dessas propostas!


*Edelberto Behs é Jornalista, Coordenador do Curso de Jornalismo da Unisinos durante o período de 2003 a 2020. Foi editor assistente de Geral no Diário do Sul, de Porto Alegre, assessor de imprensa da IECLB, assessor de imprensa do Consulado Geral da República Federal da Alemanha, em Porto Alegre, e editor do serviço em português da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC).

Foto de capa: Reprodução

Receba as novidades no seu email

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático