Imagem dos Estados Unidos despenca entre brasileiros após tensões diplomáticas

translate

Trump emburrando, Lula sorrindo para Xi Jinping - Imagem gerada por IA ChatGPT

Da REDAÇÃO

Pesquisa Genial/Quaest mostra que avaliação negativa dos EUA supera pela primeira vez a positiva; China passa a ser o país mais bem visto pela população

A imagem dos Estados Unidos entre os brasileiros vive uma guinada negativa. De acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (26), 48% dos brasileiros têm hoje uma visão desfavorável do país, contra 44% que ainda o avaliam de forma positiva. O restante (8%) não soube opinar.

Há apenas um ano e meio, os EUA lideravam o ranking de nações mais bem vistas pelos brasileiros. Em fevereiro de 2024, 58% tinham uma opinião favorável sobre o país norte-americano, enquanto apenas 24% o viam de maneira negativa. A reversão no cenário coincide com o retorno de Donald Trump à presidência dos EUA e o aumento das tensões com o Brasil.

Escalada diplomática e influência política

A piora na percepção tem relação direta com ações do governo americano desde maio de 2025. A gestão Trump passou a adotar uma postura hostil em relação ao Brasil, em especial ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao ministro Alexandre de Moraes. A tensão aumentou após o secretário de Estado, Marco Rubio, sugerir sanções contra Moraes, o que acabou se concretizando em julho com a aplicação da Lei Magnitsky — um instrumento legal dos EUA voltado a punições por violações de direitos humanos.

No mesmo período, Trump anunciou tarifas adicionais de 50% a produtos brasileiros e revogou vistos de autoridades nacionais. As medidas foram acompanhadas de declarações de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu por tentativa de golpe de Estado. Moraes, relator do caso, entendeu que as sanções buscavam interferir no processo judicial e impôs novas restrições ao ex-presidente, que acabou sendo colocado em prisão domiciliar após descumpri-las.

Polarização política reflete na avaliação internacional

O levantamento da Quaest mostra que a opinião sobre os EUA está fortemente polarizada. Entre os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 69% avaliam negativamente os Estados Unidos. Já entre os que votaram em Jair Bolsonaro (PL), 72% têm visão favorável ao país.

Essa divisão também se repete na avaliação de outras nações. Sobre a China, 62% dos lulistas a veem de forma positiva, enquanto 58% dos bolsonaristas são críticos. Israel também aparece como ponto de divergência: 59% dos eleitores de Lula são desfavoráveis ao país, contra 54% de avaliações positivas entre os apoiadores de Bolsonaro.

China assume liderança na preferência dos brasileiros

Com a queda na imagem dos EUA, a China passou a ser o país com melhor avaliação entre os brasileiros. Segundo a pesquisa, 49% têm opinião favorável sobre os chineses — um aumento de 11 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. A avaliação negativa caiu de 41% para 37%.

Já a Rússia segue como a nação mais mal avaliada, com 59% de desaprovação, seguida por Israel, com 50% de avaliações negativas. A Argentina apresenta uma divisão mais equilibrada: 42% dos brasileiros têm visão favorável, enquanto 40% são críticos ao país vizinho.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto, com 2.004 entrevistas presenciais em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com índice de confiança de 95%.

Ilustração da capa: Trump emburrando, Lula sorrindo para Xi Jinping – Imagem gerada por IA ChatGPT


Receba as novidades no seu email

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático