Lançamento conjunto da TERRITÓRIO DAS ARTES

translate

Design sem nome (31)

Por NAIA OLIVEIRA e LIANA TIMM*

A editora TERRITÓRIO DAS ARTES lança, dia 27 de agosto, às19h dois livros:

À ESTILETE de Liana Timm

À MARGEM DO LAGO de Naia Oliveira

A poesia e a autossóciobiografia em diálogo e contraste em noite de autógrafos.

O evento vai acontecer no PUEBLO localizado na Av.Ijuí, 147.

À ESTILETE é o 21º livro de poesia que a artista visual e escritora LIANA TIMM lança numa trajetória de 39 anos trabalhando com a palavra. Nesta nova produção a poeta segue buscando a subjetividade através da artesania da linguagem. A substantivação do texto poético é um norte em direção ao essencial e à busca de uma sonoridade rítmica e musical.

A orelha do livro é assinada pela escritora Taiasmin Ohnmacht, de onde retiramos o seguinte trecho: (…) Em À ESTILETE, fica evidente que a refração que sempre existe entre poeta e poema é criada por Liana Timm através de um cuidado estético com a palavra. É preciso firmeza no pulso para cortar versos que se abram à fruição deste outro que é o leitor.

O prefácio é do poeta e compositor Alexandre Brito. Dele destacamos estas frases: (…) A poeta de À ESTILETE, com maestria encara o desafio de edificar este objeto estético poema oferecendo a cada um tão somente o que exige de elementos essenciais para a sua realização. Um feito admirável encontrar a forma-conteúdo exata a que a poesia se faça. E, sim, Liana as encontra. (…)

Também aqui um recorte do pósfacio do poeta Claudio Daniel: (…) Há que notar também a musicalidade conseguida pela escolha certeira de palavras, o que permite não apenas a presença mais ou menos previsível de assonâncias e aliterações, mas também o choque provocado pelo atrito de palavras com acentuação diferente. Enfim, este é um livro de alta qualidade, que concilia sutileza e rigor, sensibilidade e estilete, em peças de ótima fatura.

O livro é dividido em cinco parte: fissuras, instável, hesitações, clandestino e instantes.

À MARGEM DO LAGO é o 3º livro da socióloga NAIA OLIVEIRA. A escritora vem desenvolvendo um estilo dentro da crônica que teve início na pandemia quando observou os transeuntes na praça em frente ao seu apartamento. As histórias foram recheadas com citações das músicas de Chico Buarque de Holanda e o livro foi intitulado NA PANDEMIA COM CHICO. A curiosidade paira no ar e a reflexão crítica se estabelece, proporcionando uma reflexão sobre a realidade brasileira atual.

O segundo livro EU PLURAL é um passeio pelos acontecimentos marcantes de sua história de vida. A ecologia, a política e o feminismo são assuntos de preocupação diária, junto com questões íntimas na busca de sua autenticidade.

À MARGEM DO LAGO, define a linha da escritora que entende a sua escrita como autossóciobiográfica. Com uma narrativa despretensiosa, a autora vai apresentando histórias entrecruzadas com acontecimentos sociais e políticos de sua geração. Estas experiências vividas entrelaçam o privado e o público com outros pontos de vista encontrados na passagem do tempo.

O distanciamento temporal das vivências infantis e juvenis abre novas maneiras de ver e sentir o que ficou para trás. O livro se divide em Prólogo, Primeiras descobertas, Inquietações de juventude e Epílogo, para finalizar presta uma homenagem ao Irmão Antônio Cecchin, Irmão Antônio: um mestre generoso e irado, onde se encontra um breve comentário de César Busatto e Frei Betto.

O prefácio é assinado pela escritora Jane Tutikian e em um dos trechos afirma: Naia Oliveira escreve tão bem, recompõe com tanto encanto as memórias afetivas e tece sua malha ficcional com essas memórias e com as da História que o livro termina e nós, seus leitores, com um aperto no peito, simplesmente queremos mais.

Liana Timm escreve na orelha do livro: À MARGEM DO LAGO veio para atualizar o passado com afeto e delicadeza que as histórias aqui contadas comportam.


*Naia Oliveira é socióloga e ecofeminista.

*Liana Timm é artista visual e escritora.

Foto de capa: Divulgação

Receba as novidades no seu email

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático