Após tentativas descabidas de enquadrar matérias por meio de notificações extra-judiciais, agora a RED enfrenta ataques cibernéticos que derrubaram o site quase uma dezena de vezes nos últimos três dias.
Nos últimos três dias, a Rede Estação Democracia (RED) esteve sob ataque cibernético. Foram ofensivas sistemáticas contra o nosso site, derrubado quase uma dezena de vezes. O alvo principal foram áreas sensíveis da plataforma WordPress, exploradas por robôs automatizados em tentativas de invasão ou de sobrecarga dos servidores.
Não se trata, porém, de um episódio isolado. A RED já havia sido alvo de ataques anteriores, travestidos de “notificações extra-judiciais” que solicitavam a retirada de matérias. Nessas investidas, tentou-se enquadrar conteúdos da RED em interpretações recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre regulação das redes sociais e bigtechs. Esse esforço era francamente descabido e caracterizou as notificações como tentativas de intimidação. Foram prontamente rechaçadas pela coordenação da RED e, após a recusa, cessaram.
Agora, a investida assume nova face: a agressão direta ao site, com o objetivo de comprometer o funcionamento da plataforma, dificultar o acesso do público às nossas análises e, em última instância, calar a voz de um veículo comprometido com a democracia, a crítica política e a defesa do Estado Democrático de Direito.
Os motivos desses ataques podem variar — sobrecarregar o site até derrubá-lo ou buscar vulnerabilidades para invadir sistemas. Mas em todos os casos, o resultado é o mesmo: tentar interromper a comunicação da RED com seus leitores e enfraquecer o debate democrático que sustentamos.
A ilustração que acompanha este editorial revela o que os relatórios técnicos mostraram: acessos anormais a arquivos internos do WordPress, com centenas de milhares de requisições em poucos dias. Não são leitores interessados em nossos conteúdos, mas máquinas programadas para silenciar.
A RED, no entanto, não se calará. Nossa equipe técnica já adota medidas para reforçar a segurança e garantir que a página continue no ar. Mais do que isso: reafirmamos nosso compromisso de seguir publicando análises, opiniões e informações que incomodam justamente porque expõem, criticam e revelam o que muitos prefeririam manter escondido.
Sejam notificações jurídicas sem fundamento ou ataques digitais covardes, a resposta da RED será sempre a mesma: resistência, coragem e compromisso com a democracia.

Ilustração da capa: Site da RED sob ataques – gerada por IA ChatGPT
Tags: #RED, #RedeEstaçãoDemocracia, #AtaqueCibernético, #SegurançaDigital, #LiberdadeDeImprensa, #Censura, #Intimidação, #Democracia, #NotificaçãoExtraJudicial, #AtaqueAoJornalismo, #ResistênciaDemocrática, #Cibersegurança, #DireitoÀInformação, #EstadoDemocráticoDeDireito





Uma resposta
Precisamos preservar Dires da qualidade do RED e divulgar suas Matérias que nos esclarecem sobre atualidades no Brasil e no Mundo … Parabéns pelo Trabalho Sério , Imparcial dentro do que seja Justo , Democrático , sem Partidarismos mas com Ética e Verdade