Tarifaço de Trump eleva confiança em Lula e derruba apoio a Bolsonaro, aponta Pulso Brasil/Ipespe

translate

Trump Tarifaço x Lula - Imagem gerada por IA ChatGPT

Da REDAÇÃO

A pesquisa Pulsa Brasil/Ipesp divulgada nesta quinta-feira (24) com entrevistas realizadas entre 19 e 22 de julho revelou que 50% dos brasileiros aprovam a reação do governo Lula ao anúncio de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros pelos EUA, enquanto 46% desaprovam e 5% não souberam responder

A aprovação ao governo se consolida entre perfis de esquerda (88%) e centro (62), mas persiste a forte reação entrem quem se declara de direita, com apenas 16% de aprovação e 81% de desaprovação.

Impacto positivo na imagem de Lula

Entre maio e julho, a desaprovação ao governo federal caiu de 54% para 51%, e a aprovação subiu de 40% para 43%, reduzindo a diferença de 14 para 8 pontos percentuais — um sinal de recuperação da percepção da população sobre o governo Lula.

Rejeição a Trump, Bolsonaro e Tarcísio de Freitas

O levantamento mostrou que a desaprovação ao governo Trump subiu de 55% em maio para 61% em julho, enquanto sua aprovação caiu de 39% para 33%.

A popularidade de figuras associadas a Trump caiu: Jair Bolsonaro tem índice de rejeição de 60%, e seu filho Eduardo Bolsonaro, 59%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também é rejeitado por 47% dos entrevistados.

Percepções sobre alianças com Trump: efeitos eleitorais

A maioria dos entrevistados (53%) acredita que a associação com Donald Trump prejudicaria aliados brasileiros na eleição presidencial de 2026. Apenas 32% veem essa ligação como positiva, enquanto 14% não souberam responder. Eleitores identificados com a esquerda e centro demonstram maior ceticismo sobre os benefícios de uma aproximação com Trump.

Posição relativa dos líderes

A pesquisa revela confiança maior no presidente Lula (50%) em comparação com figuras ligadas ao governo Bolsonaro: Alckmin tem 42% de aprovação e Haddad, 38%, enquanto Bolsonaro e Tarcísio dividem 32% de aprovação cada.

Compartilhamento público e institucional

A avaliação negativa do Congresso permanece elevada — Câmara e Senado registram cerca de 60% de reprovação — e o STF também enfrenta desaprovação majoritária, apesar de menos expressiva que o Legislativo.


Ilustração da capa: Trump Tarifaço x Lula – Imagem gerada por IA ChatGPT


Tags: tarifaço, Trump, Ipespe, Pulso Brasil, Lula, Bolsonaro, Tarcísio e Freitas, Congresso, Opinião pública, Elelições 2026


Receba as novidades no seu email

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

Uma resposta

  1. É inadmissível haver tantos canalhas apoiando esse vagabundo do Beelzebunaro e desaprovando Lula, esses caras tentam destruir o país, atentam contra a democracia e a soberania nacional e, mesmo assim, ainda tem apoio de 40% de estúpidos brasileiros!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático