Programação cultural de 24 de julho a 01 de agosto

translate

unnamed (3)

Por LÉA MARIA AARÃO REIS*

* O programa é continuar denunciando o massacre cometido pelo atual governo de Israel contra os palestinos. Dezenas de governos de países acordam da sua má consciência e procuram retirar as máscaras da hipocrisia com as quais pretendiam se disfarçar. Começam,  mesmo tìmidamente, a denunciar o genocídio praticado como um show de mídia cínica oferecido todas as noites ao seu público, e se exibem horrorizados com a limpeza étnica perpretada contra os palestinos, Cisjordânia incluída.

* Realidade da situação: mais de 59 000 palestinos morreram e mais de 142 000 ficaram feridos no ataque israelense à Faixa de Gaza desde outubro de 2023, segundo estimativas do Ministério da Saúde do enclave. De acordo com a OMS, há apenas 2 000 leitos hospitalares disponíveis na região, para uma população de cerca de dois milhões de habitantes. Apenas metade dos hospitais funciona, e dez casos de mortes relacionadas à fome e à desnutrição foram registrados em apenas 24 horas nos hospitais de Gaza.

* Esta semana, turistas israelenses foram impedidos de atracar no porto de Syros, no mar Egeu, na Grécia, e foram detidos a bordo do barco onde faziam um agradável cruzeiro depois que manifestantes palestinos bloquearam o seu desembarque. O navio foi forçado a abandonar Syros e retornar. (CAPJPO).

* O deputado Ayman Odeh, cidadão palestino de Israel e membro do parlamento israelense, foi atacado enquanto se  dirigia para uma manifestação em Nes Tziona, cidade a 20 quilômetros de Telaviv. Seus agressores quebraram o para-brisa do seu carro e insultaram-no aos gritos de “morte aos árabes”. Silêncio  das mídias. (EuroPalestine).

* Também silêncio da nossa mídia corporativa informando sobre o heroísmo dos jornalistas que ainda se encontram em Gaza.Vários dos que ainda não foram mortos ou sequestrados pelos israelenses sionistas anunciaram recentemente que estão iniciando uma greve de fome em solidariedade às crianças famintas e moribundas de Gaza. (EuroPalestine).

* De Preta Maria Gadelha Gil Moreira (8/8/1974 – 20/07/2025),  cantora, atriz, apresentadora e empresária brasileira, uma das  mais generosas guerreiras da cultura brasileira: ‘’Realmente, quando você perde o apego emocional por alguém, você percebe o quão comum a pessoa é, e percebe que quem fazia a pessoa ser extraordinária era a sua própria mente’’. 

* Programa estimulante. Ambientado em meio às tensões da ditadura militar argentina, Lições de Liberdade é um filme portenho que pretende mostrar a doçura de uma amizade improvável entre um homem e um … pinguim. Com reflexões  sobre liberdade e esperança, a trama é assinada pelo indicado ao Oscar Jeff Pope, e baseada no livro de memórias As Lições do Pinguim (The Penguin Lessons), do britânico Tom Mitchell.A história é real e baseada na inesperada amizade entre um professor de inglês e um pinguim que perdurou por alguns anos. Até que o pinguim decidiu viajar e desapareceu.

O surpreendente mundo da ciência – Superalimentos e outros casos curiosos é  um lançamento  literário que mostra como ‘’a

 Ciência está à nossa volta, no nosso cotidiano, sem nos darmos conta disso’’, diz a sua Editora. Em ensaios divertidos e irreverentes, Joe Schwarcz traz a Química, por exemplo, para o dia a dia, ‘’revelando farsas e desvendando mistérios que rondam temas como cheiro de livros, cristais Swarovski, vinhos franceses, fita adesiva, suco de picles, afrodisíacos, implantes dentários, testículos bovinos, transplantes de cabeças’’. (Ed. Contexto).

* Dirigido por Vera Egito, o celebrado longa-metragem A Batalhada Rua Maria Antônia estreia esta semana no Canal Brasil. Com seus 21 planos/sequência, o drama retrata a noite do conflito, em outubro de 1968, dos estudantes e professores do movimento estudantil  de esquerda ligados à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, contra ataques e ameaças do Comando de Caça aos Comunistas, o CCC da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de direita.

* A Academia Brasileira de Cinema acaba de abrir inscrições para os filmes que pretendem concorrer a uma vaga entre os indicados ao prêmio de Melhor Longa-Metragem Internacional na 98ª edição do Oscar 2026. A Academia é a única entidade responsável pela seleção do filme brasileiro que concorre à indicação. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto através deste site.

* O livro Brasil: Nunca mais está completando 40 anos. É a sua 43ª. edição, desde 1985, sempre lançadas pela Editora Vozes. Organizado por Dom Paulo Evaristo Arns, Hélio Bicudo e Jaime Wright, a primeira versão foi produzida clandestinamente durante seis anos de pesquisa, entre 1979/ 1985, com cerca de uma dezena de pessoas esmiuçando mais de 700 processos do Supremo Tribunal Militar onde vítimas e testemunhas relataram torturas e outras violações de direitos humanos. Como escreveu Dom Paulo Evaristo Arns no seu prefácio, ‘’Brasil: Nunca Mais é um livro para sempre.  Sua relevância é atemporal’’. 

* E Teobaldo Heidemann, da Editora Vozes, acrescenta: ” Sua relevância é atemporal, mas entendemos que era necessário um novo projeto gráfico alinhado com o padrão das publicações atuais da editora’’. (…) ‘’E no contexto social e político que vivemos, percebemos que muitos jovens desconhecem o que foi o período da ditadura militar no Brasil. Assim, a republicação desta obra torna-se um ato de resistência e de compromisso com a memória, a democracia e a participação social’’.

* De Steven Levitsky, respeitado cientista político americano, professor de Harvard e autor, com o professor de Ciência Governamental de Eaton, Daniel Ziblat,  do famoso livro Como as democracias morrem: ’’Hoje,a democracia no  Brasil é mais forte que a dos Estados Unidos’’. Levitsky compara o modo como as instituições brasileiras lidaram com a invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília, dia 8 de janeiro de 2023, e a inércia do estado americano após a invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. ‘’As instituições democráticas do Brasil parecem ter respondido de forma muito mais saudável do que as dos Estados Unidos’’, ele conclui. 

* Todas as segundas-feiras no  Estação  NET Botafogo e todas as quartas no Estação NET Gávea, sessões de reexibições de filmes clássicos. É a série Classiquíssimos com produções de várias origens e diversas épocas. São as chamadas pérolas cinematográficas que fascinam as platéias. O princípio de Classiquíssimos é este: não existem filmes velhos; apenas filmes que ainda não foram vistos. (https://grupoestacao.com.br)

* O livro Vidas Roubadas: sofrimento social e pobreza está sendo lançado doze anos depois da primeira edição do seminal Vozes do Bolsa Família, dos mesmos autores, Alessandro Pinzani e Walquiria Leão Rego. ‘’Trata-se de um novo balanço da situação da pobreza no Brasil profundo e os impactos das políticas sociais, ou da ausência delas, nas franjas do amparo do Estado e nos rincões povoados por brasileiros e brasileiras marginalizados;  os vencidos que carregam o peso de uma exclusão secular’’, diz a apresentação da Editora Unesp.

* Ótimo programa para sábado, 26/07: baile exclusivo para mulheres negras, aulas de dança  afro e de amarração de turbante, cinema, exposições. É uma grande festa que o Projeto GiroDelas leva ao Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira sobre o protagonismo feminino negro. O museu fica na Rua Pedro Ernesto 80, na Gamboa, Rio de Janeiro, e a ideia é da jornalista Patrícia Chaves. Mais informações no perfil @girodelas_.

* Outro programa, este para o dia 01 de agosto: observar o lançamento do novo livro de Luiz Eduardo Soares no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul cujo título é Escolha sua Distopia (ou pense pelo avesso). Com direito a debates com Tarso Genro, Marcos Rolim e Bruna Koerich, às 18 horas.

Cinema Brasileiro: eu e eleé o titulo do volume lançado esta semana, de Gustavo Dahl, Tania Leite e Alberto Flaksman, com artigos, cartas, ensaios e entrevistas dos autores. Dahl, como está registrado no Dicionário do Cinema Larousse, ‘’ é verdadeiro profissional do cinema e um dos primeiros a teorizar a importância cultural da conquista do mercado cinematográfico pela produção nacional’’. Um bravo guerreiro, como é observado pela Editora Alameda, em referência ao seu  conhecido filme O Bravo Guerreiro, de 1969.  * Entre  15 e 24 de agostoaRodoviária Nova, de Taubaté, noJardim Ana Emília, vai se transformar em um vibrante espaço cultural com a realização da Fliart, a Feira do Livro e da Amizade da Rodoviária de Taubaté, evento gratuito e aberto ao público, diariamente, das 9h às 20hs. A feira é uma forma nova e interessante de democratizar o acesso à leitura e à cultura, ocupando um local de circulação popular. A ideia  é poderosa: levar os livros para onde o povo está, e promovendo exposições paralelas, saraus, palestras de autores, educadores e artistas do vale do Paraíba.     * Para os curiosos: a palavra soberania, redescoberta pelos brasileiros – antes tarde do que nunca -, foi instituída pelo jurista, membro do Parlamento de Paris, professor de Direito e teórico político francês, Jean Bodin, no século 16. * E ainda há ingênuos silenciando sobre o desenvolto papel da CIA (mais uma vez ela) coordenando ataques políticos e econômicos ao Brasil, neste momento?


*Léa Maria Aarão Reis é jornalista.

lustração de capa: Marcos Diniz

Receba as novidades no seu email

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático