Moraes dá 24 horas para defesa de Bolsonaro explicar declarações; prisão pode ser decretada

translate

Brasília (DF), 18/07 /2025 - Bolsonaro fala a imprensa após colocar tornozeleira na Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal. Foto Antônio Cruz / Agência Brasil

Da Redação*

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), deu prazo de 24 horas para que a defesa de Jair Bolsonaro (PL) explique as declarações feitas pelo ex-presidente após decisão que proibiu a transmissão ou divulgação de entrevistas suas nas redes sociais. Caso o pedido não seja atendido, Moraes ameaçou decretar a prisão imediata do ex-mandatário.

Declarações em meio a restrições

Na tarde desta segunda-feira (21), Bolsonaro falou com jornalistas na Câmara dos Deputados após encontro com parlamentares de oposição ao governo Lula (PT). Durante a entrevista, o ex-presidente criticou as restrições impostas pela Justiça: “Covardia o que estão fazendo com ex-presidente da República. Vamos enfrentar a tudo e a todos. O que vale para mim é a lei de Deus”, declarou, exibindo a tornozeleira eletrônica que foi obrigado a usar. “Isso aqui é um símbolo da máxima humilhação”, completou.

As falas foram gravadas e compartilhadas em vídeo e áudio por perfis aliados e críticos nas redes sociais. O ministro Moraes considerou que essa divulgação fere diretamente a decisão judicial emitida na última sexta-feira (18), que proíbe Bolsonaro de usar redes sociais ou divulgar suas falas, mesmo por intermédio de terceiros.

Proibição inclui redes de terceiros

Em despacho divulgado na noite de segunda-feira (21), Moraes deixou claro que a medida cautelar não se restringe às redes do próprio Bolsonaro: qualquer retransmissão ou divulgação de suas declarações em redes sociais, mesmo feitas por terceiros, está vetada.

Segundo o ministro, as entrevistas estariam sendo utilizadas como uma forma de burlar a decisão judicial. Caso as determinações sigam sendo desrespeitadas, Moraes autorizou a “imediata revogação e decretação da prisão” do ex-presidente.

Medidas cautelares em vigor

Bolsonaro está sob medidas cautelares desde sexta-feira (18). Está proibido de usar redes sociais e de manter contato com o filho Eduardo Bolsonaro, atualmente nos Estados Unidos. A PF investiga a atuação de Eduardo junto ao governo Trump para tentar suspender sanções contra o Brasil.

Entre as medidas impostas por Moraes, o ex-presidente também está obrigado a usar tornozeleira eletrônica, não pode sair de casa à noite e nos fins de semana, além de estar impedido de se comunicar com outros investigados e representantes de embaixadas estrangeiras.

As restrições foram solicitadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República), sob argumento de que seriam necessárias para evitar uma possível tentativa de fuga do ex-presidente, hipótese negada por Bolsonaro.

*Com informações da Folha de São Paulo


Foto da capa: Brasília (DF), 18/07 /2025 – Bolsonaro fala a imprensa após colocar tornozeleira na Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal. Foto Antônio Cruz / Agência Brasil


Tags:
Bolsonaro, Alexandre de Moraes, STF, tornozeleira eletrônica, medidas cautelares, defesa Bolsonaro, oposição Lula, entrevistas proibidas, redes sociais, PGR


Receba as novidades no seu email

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático