Destaque
Definição de verão e inverno
Definição de verão e inverno
Por NORA PRADO*
Terminei o delicioso “Chega de Saudades – Histórias e Histórias da Bossa Nova” de Ruy Castro e comecei a ler “Cães da Província” de Antônio de Assis Brasil e me encantei com a sua descrição precisa sobre o nosso verão e o nosso inverno. Transcrevo esse primor, aqui, para todos apreciarem.
“…O que salva a cidade é o seu ameno clima.
Cidade de Clima suave, esta a maior mentira dos viajantes estrangeiros. Verões tórridos e abafados, suor escorrendo mesmo que se esteja sem mover um músculo, verão em que nem as moscas se animam a bater asas, preferindo caminhar dolentemente sobre os restos de comida do almoço domingueiro, pouco movendo as patas para não se escaldarem ainda mais. Sonolência e preguiça, o comércio funcionando com as portas encostadas na meia sombras, cachorros com as línguas de fora buscando alguma laje ou tampo de cisterna, gatos dormindo ao comprido, ignorando o mundo.
Invernos de gretar os lábios e azular as mãos, frio envolvente e duro, que atinge o rosto como uma bofetada, não havendo coberta que chegue, nem fogo que aqueça o preciso: as casas são desprovidas do menos conforto, como se os habitantes da Província fossem imunes às circunstâncias do tempo. Mas o inverno existe, longo e penoso, e ninguém se acostuma com ele, por mais centenário que seja.” …
Devo dizer que este ano o verão ainda está bem mais ameno, a ponto de podermos dormir com lençol e uma colcha leve por cima. Fresco de manhã cedinho e fresco à tardinha com uma brisa deliciosa a balançar as árvores e refrescar a casa. Pelo visto, essa felicidade está com os dias contados, pois a previsão meteorológica avisa que a partir de quarta-feira as temperaturas aumentarão e chegaremos facilmente à 37 graus até o fim de semana. Logo estaremos de acordo com a descrição irretocável do nosso grande escritor. Por hora, aproveito para ler na rede ou na cama curtindo os estertores desse verão atípico. Antes que vire o abominável “Forno Alegre”.
*Nora Prado é atriz, Coaching para Cinema e Televisão, Arte Educadora, Poeta e Fotógrafa.
Foto de capa: Reprodução
Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com. Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia.
Toque novamente para sair.